Guia da Semana

Programação Grátis em São Paulo

Veja quais são as atrações gratuitas imperdíveis da cidade!

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos - de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios - que acontecem diariamente na cidade. E o melhor? A maioria deles, é 100% gratuito. 

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você se divertir sem se preocupar com o bolso. Confira!

EXPOSIÇÕES   

CINEMA LASCADO

Sob curadoria de Eder Chiodetto, a mostra é composta por vídeo instalações, projeções e 22 imagens inéditas, resultantes de suas pesquisas sobre imagem digital, estéticas da obsolescência tecnológica e paisagens urbanas arruinadas. Utilizando-se de softwares, ferramentas e aparatos eletrônicos de várias gerações, a produção de Giselle Beiguelman problematiza a tecnologia no campo estético. Seus vídeos fazem o espectador viajar pelo tempo entre a “paleoweb” e o pós-cinema, e suas imagens entre o Low-tech e o Hi-tech. São viagens por paisagens urbanas que choram, que explodem, que passam rapidamente pelos olhos e se fixam na memória, que discutem, em paralelo, ainda, o consumo desenfreado de tecnologia e a obsolescência programada.

QUANDO: de 16 de julho a 25 de setembro. De terça a domingo, das 09h às 19h
ONDE: Caixa Cultural Sé

REENCONTROS

O reencontro do público, admiradores e amigos com as muitas fases da sua obra faz parte dos objetivos do Instituto e deve ser disseminado em ações diversificadas, como era desejo do pintor, que entendia a democratização do seu trabalho como possibilidade real de levar a arte a outros rincões que não só os tradicionais, principalmente àqueles com menor acesso à ela.

QUANDO: De 29 de junho a 30 de setembro. De segunda a sexta, entre 8h e 18h
ONDE: Instituto Gustavo Rosa

► LOS CARPINTEROS - OBETO VITAL 

Exposição composta por mais de 70 obras de um dos coletivos de arte mais aclamados da atualidade. Por meio da utilização criativa da arquitetura, da escultura e do design, os artistas questionam a utilidade e exploram o choque entre função e objeto com uma forte crítica e apelo social de cunho sagaz e bem-humorado.  O público poderá acompanhar todas as fases do coletivo, desde a década de 1990 até obras inéditas, feitas especialmente para a exposição. A curadoria é de Rodolfo de Athayde.

QUANDO: Até dia 12 de outubro. De quarta a segunda, das 9hs às 21hs
ONDE: Centro Cultural Banco do Brasil

INTROSPECÇÃO

Entre os dias 19 de agosto e 24 de setembro, a Casa do Olhar Luiz Sacilotto recebe a mostra Introspecção, do único escultor hiper-realista do Brasil, Giovani Caramello, que instiga o público com temas recorrentes em seu íntimo por meio de suas obras. Dentro deste contexto, quase dois anos depois de sua primeira mostra em Santo André, no museu da cidade, o artista de apenas 26 anos retorna à sua terra natal, agora na Casa do Olhar, para apresentar três instalações feitas com esculturas inéditas.

Dessa vez, na exposição, é possível conhecer características profundas da personalidade do artista, tais como timidez, ansiedade e solidão, que segundo Caramello são sentimentos universais e que costumam gerar proximidade com seus admiradores.  “Tento transmitir, de uma forma visual, sensações que já superei em minha vida, mas que outras pessoas podem estar passando ou refletindo sobre este mesmo tema. Para isso, optei por experimentar e inovar dentro da minha técnica e fazer uma obra autobiográfica”, comenta.

QUANDO: De 19 de agosto a 24 de setembro. De terça a sexta, das 10h às 17h; aos sábados, das 10h às 15h
ONDE: Casa do Olhar

ARTE NA PELE

A Arte na Pele, história da milenar arte de ornamentação do corpo humano, é a exposição que o Memorial da América Latina abre no dia 3 de setembro no Espaço Gabriel García Márquez, anexo ao Pavilhão da Criatividade. A entrada é gratuita e a visitação vai até o dia 16 de outubro, de terça a domingo das 9h às 18h.

O objetivo da mostra é difundir a origem e a evolução da tatuagem, os usos e costumes dessa arte como expressão da linguagem universal que melhor expressa o sentimento de liberdade entre os homens. Nessa viagem pela história da tatuagem, o cenário é composto de peças, quadros e vídeos com imagens do São Paulo Tattoo Festival, evento que deu origem, em 2004, ao Museu Tattoo Brasil, organizador da exposição.

QUANDO: De 3 de setebro a 16 de outubro. De terça a domingo, das 9h às 18h
ONDE: Memorial da América Latina

 

SHOWS

► CÉU E ANINHA MARTINS

No dia 23 de setembro, sexta feira, acontece o show especial une Céu Aninha Martins e celebra os maiores sucessos das duas cantoras. O evento conta com músicas do último álbum de CéU, Tropix, e canções de Esquartejada, primeiro disco de Aninha Martins. 

Influenciada pelo samba de raiz e música urbana, a carreira de Céu começou em 2005 com o álbum “CÉU” que lhe rendeu a três indicações ao Grammy. Com o segundo disco “Vagarosa” (2009), inspirado na música jamaicana, emplacou o segundo lugar na parada de World Music da Billboard. Seu terceiro álbum, Caravana Sereia Bloom, de 2012, andou pelo mundo com mais de 300 shows em 20 diferentes países. No ano de 2016 a cantora Céu lança Tropix, um disco sintético, noturno e reluzente. Céu coleciona apresentações nos maiores festivais do mundo como Montreal Jazz Festival, North Sea Jazz, Coachella, Roskilde, Rock in Rio, SF Jazz, JVC Jazz, entre outros.

Trabalhando com música desde 2007, Aninha Martins, 26 anos, conquistou espaço em diversas bandas do Recife com sua voz marcante e interpretação visceral. Em 2012, surpreendeu o público no Festival Recife Lo-fi, em primeira atuação solo. Somando essa experiência à vontade de traçar um caminho com sua identidade, nasce o show “Esquartejada”, com músicas próprias, parcerias e canções de amigos compositores, como German Ra, Anaíra Mahin, Hugo Coutinho, Karla Linck.

QUANDO: Dia 23 de setembro. Sexta, às 20hs
ONDE: MIS

► TRIBUTO 70 ANOS DE FREDDIE MERCURY 

Em homenagem ao aniversário do rockstar inglês Freddie Mercury, que em setembro de 2016 completaria 70 anos, o MIS apresenta o TRIBUTO - SAMSUNG CONECTA 70 anos de Freddie Mercury. Para interpretar os clássicos do Queen (banda lendária que o cantor, pianista e compositor britânico fundou e integrou), o MIS convidou a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana - OBMJ. A apresentação acontece no sábado, dia 1º de outubro, na área externa do Museu

Especialmente para esse Tributo, a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana convidou Felipe Machado (FireBug e Peixoto & Machado) para assumir os vocais tão marcantes dessa lenda do rock mundial. Com nova roupagem, a OBMJ dá o seu toque animado para alguns dos clássicos do Queen, em versões contagiantes nos ritmos jamaicanos - como o Ska e o Reggae, que prometem não deixar ninguém ficar parado.

QUANDO: dia 1 de outubro 
ONDE: MIS

 

OUTROS

AULA DE PIZZA PARA AS CRIANÇAS

De 16 e 30 de setembro, das 14h às 20h, o Shopping Eldorado recebe a Escola de Pizzaiolos, evento promovido pela Patroni Pizza e o Instituto Ayrton Senna. A aula é gratuita e promete entreter e ensinar os pequenos cozinheiros a montarem suas próprias pizzas.

O ambiente para a oficina de pizzas será colorido, lúdico e terá como estrela principal o personagem Senninha, inspirado no tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna. Uma gama de ingredientes estará à disposição da criançada. Monitores irão orientá-los na montagem das redondas, que serão assadas e embaladas para viagem.

QUANDO: de 16 a 30 de setembro
ONDE: Shopping Eldorado

Atualizado em 20 Set 2016.

Por Redação Guia da Semana
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

9 lugares em SP que unem arquitetura e natureza

Locais agradam todos os gostos e encantam pelo próprio espaço, como também pelo que está ao seu redor

Leitores do Guia da Semana ganham 25% de desconto no Escape Hotel; saiba como garantir o seu

Promoção é válida para as salas "Loira do Banheiro", "Cena do Crime" e "O Templo" e acaba dia 25 de setembro

Horário de verão: 15 passeios deliciosos para fazer em SP e aproveitar os dias mais longos

Confira opções para curtir melhor a luz do dia e o climinha mais ameno na cidade

30 passeios imperdíveis para curtir em São Paulo no mês de outubro

Festivais gastronômicos, shows nacionais e internacionais, exposições e muito mais

14 lugares em SP que todo apaixonado por café deveria ir pelo menos uma vez na vida

Confira opções de cursos de baristas, locais para degustar um bom e tradicional cafézinho e também drinks criativos feitos a base do grão

19 lugares na Vila Madalena que você precisa ir pelo menos uma vez na vida

Bares, espaços culturais, cinema e muitas outras opções