Guia da Semana

Pela primeira vez, as cinco principais entidades da comunidade nipo-brasileira promovem o evento online Shinnenkai 2021, uma tradição japonesa para dar boas-vindas à chegada do Ano Novo. A transmissão acontece nesta sexta-feira, 8 de janeiro, a partir das 19h, no canal youtube.com/bunkyodigital.

A live apresentará uma programação cultural evidenciando as tradições japonesas, com conteúdo sobre gastronomia, Ikebana, Cerimônia do Chá e danças. Além disso, o evento contará com um coral virtual formado por crianças de várias entidades do Brasil.

Começará com uma palestra do chef Telma Shiraishi, que falará sobre a culinária tradicional de ano novo conhecida por Osechi Ryori, um símbolo para agradecer e desejar felicidade e prosperidade no ano novo.

Em seguida, será apresentada a cerimônia Hatsuike, o primeiro arranjo de flores do ano, pelas professoras da Associação Ikebana do Brasil. Também terá a primeira Cerimônia do Chá do ano, a Hatsugama, apresentada pelo Centro de Chadô Urasenke do Brasil. Por fim, será a vez das danças tradicionais Kabuki e Shochikubai , com explicação dos professores da Escola Fujima Ryu e Satoru Saito.

Por Ricardo Martins

Atualizado em 5 Jan 2021.