Guia da Semana

No dia 30 de junho acontece o Dia de Cooperar 2018, evento organizado pelas cooperativas paulistas em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. Neste ano, a festa acontece no Memorial da América Latina e conta com uma programação com diversas atrações gratuitas para todas as idades e show de encerramento de Sidney Magal.

Marcado para começar às 13h, o evento contará com um "Arraiá da Trupe", que terá casamento típico e diversidade de ritmos, do forró ao baião, passando pelo xote e xaxado. Pintura facial, esquetes e intervenções culturais são algumas atividades voltadas ao público infantil, que ainda poderá se diverti com a ação "Futebol Patafísico", no qual dois palhaços desafiam as leis da ciência e dos esportes e interagem com o público para encontrar soluções inusitadas para situações do cotidiano. Blitz de Saúde, coleta de eletrônicos para reciclagem, planetário, oficinas de compostagem, minhocário e mini-horta e muito mais completam a programação.

O grande destaque da programação fica por conta do show gratuito de Sidney Magal, que completa as cinco décadas de carreira consolidado como referência na música pop e brega brasileira. Clássicos como “Sandra Rosa Madalena”, “O Meu Sangue Ferve por você” e “Me Chama Que Eu Vou” prometem animar o público.

O Dia de Cooperar reforça a importância do programa Dia C, iniciativa de responsabilidade socioambiental organizado pelas cooperativas brasileiras que promove ações em prol da comunidade em todo o País. "Nós celebramos o Dia Internacional do Cooperativismo com iniciativas do Dia C para festejarmos o desenvolvimento social com sinergia entre comunidade e cooperativas”, explica a coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SP, Adriana Melo.

Dia C no ABCD

Além da celebração na capital paulista, o Dia de Cooperar 2018 terá uma programação especial na região do ABCD, organizada pelas cooperativas locais com apoio do Sescoop/SP. O evento acontecerá na Fundação Criança, em São Bernardo, e faz parte de um projeto continuo das cooperativas que visa contribuir para o aumento da empregabilidade dos jovens atendidos pela instituição. No local, as crianças poderão aproveitar intervenções artísticas, cama elástica, piscina de bolinhas, oficina de horta, jogos de quadra, pintura facial, entre outras atividades.

Sobre o Dia de Cooperar – Dia C

O Dia C é um programa nacional impulsionado pelas cooperativas brasileiras. A ideia é que, ao longo do ano, as cooperativas desenvolvam projetos de responsabilidade socioambiental em prol das comunidades nas quais estão inseridas. No primeiro sábado de julho – Dia Internacional do Cooperativismo, acontece o evento comemorativo do Dia C, com serviços gratuitos de saúde e cidadania para a população.

*Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo.

Confira a programação completa do Dia de Cooperar 2018:


► SAÚDE - das 13h às 18h

- Blitz da Saúde
Glicemia, pressão, IMC, orientação nutricional e orientação física realizados por uma equipe de profissionais da área de saúde e educação física.

- Massoterapia Inclusiva
Momento de relaxamento e bem-estar, a Massoterapia Inclusiva é realizada por profissionais com deficiência visual e baixa visão, com a técnica Quick Massage.

- Consultório Móvel Uniodonto
Receba dicas e orientação profissional para a correta escovação dos dentes.

- Bike Suco Unimed
Cada pessoa escolhe as frutas de acordo com as propriedades funcionais que mais lhe interessa e utiliza a própria energia para preparar a receita. Ao pedalar, você gera movimento para fazer o liquidificador bater o suco que depois pode ser consumido pelo atleta.


► MEIO AMBIENTE - das 13h às 18h

- Oficina de Pintura

- Oficina de Mini-Horta Sustentável
Técnicas para a preparação de mini-hortas sustentáveis, visando melhorar o aproveitamento das áreas disponíveis para produção de alimentos orgânicos de boa qualidade.

- Oficina de Compostagem e Minhocário
Orientação sobre a produção de composto orgânico e húmus de minhoca com resíduos gerados diariamente em casa, contribuindo assim para a saúde de suas plantas e diminuindo a quantidade de resíduos encaminhados para os aterros da cidade.

- Museu Itinerante de Eletroeletrônicos
Museu Itinerante Coopermiti, venha conhecer ou rever peças que a contam a história dos eletroeletrônicos. Adultos e crianças também poderão exercitar seu talento artístico pintando pequenas telas, previamente preparadas com peças de eletroeletrônicos (quantidade limitada). Aproveite a oportunidade para descartar de forma responsável e sustentável aquele aparelho que você não usa mais (eletroeletrônicos e celulares).

- Planetário
No Planetário, os participantes poderão conhecer mais sobre os planetas, as estrelas e muito mais. Serão produções variadas apresentando conhecimentos de astronomia, biologia, meio ambiente e sustentabilidade.

- Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
Oportunidade de conhecer atividades, oficinas e cursos oferecidos pela Secretaria para quem quer saber mais sobre meio ambiente e cultura da paz.


► EDUCAÇÃO FINANCEIRA - das 13h às 18h

- Educação financeira e consumo consciente
Atendimento ao público com informações básicas de educação financeira e palestras rápidas sobre o tema.


► INFANTIL - das 13h às 18h

- Pintura de Rosto
Pinturas faciais artísticas com temas que agradam a criançada.

- “Futebol Patafísico” com a Cia. Teatro do Espelho
Dois palhaços desafiam as leis das ciências e dos esportes com suas soluções inusitadas e regidas pelas leis da “patafísica”, ciência das soluções imaginárias. São exploradas situações do cotidiano para contraponto com explicações científicas e esportivas. Os doutores “patafísicos” explicam sobre todos os assuntos “patafisicamente” e nos esportes e no futebol a dupla desafia quaisquer regras com jogadas e explicações inimagináveis!


► ATRAÇÕES CULTURAIS - das 13h às 18h

- Intervenção artística
Intervenções lúdicas, artísticas, culturais e brincantes que apresentam a arte para o público de forma criativa, encantadora e divertida.

- 14h: "Máquina de Brasilidades", com Cia. Clowncabaré
A Máquina de Brasilidades sorteia e apresenta temas de cultura brasileira! É só puxar a alavanca e descobrir o que vai acontecer!

16h: "Arraiá da Trupe", com Trupe de Histórias
É época de festa junina e não pode faltar um bom arraial. A Trupe entra nessa brincadeira trazendo, além de um forrozinho para lá de animado, baião, xote e xaxado, entre outros. Diversidades de ritmos e o repertório musical escolhido resgatam canções que valorizam os elementos culturais e a tradição das festas juninas. Tem música, brincadeira e alegria. Tem pai bravo, padre, noivos, uma quadrilha e até casório. Essa festa tão popular conquista os pequenos e os nem tão pequenos assim!

18h30: Show Sidney Magal 50 Anos
Já o definiram com muitos rótulos, mas a verdade é que Magal tornou-se o nome mais cool da música brasileira. Popular, carismático, performático e versátil, ele é bem-vindo em qualquer plateia. São 50 anos de carreira e uma trajetória admirável desse artista que explodiu, misturou e inovou, mas não parou de se reinventar e, por isso, não saiu e nem sai da cabeça, do coração, da tela e dos ouvidos dos brasileiros.

Atualizado em 29 Jun 2018.