Guia da Semana

O que fazer num feriado prolongado ou só por um dia em São Paulo? O casal @turistando Edu e Carol preparou uma lista de opções de locais que eles já foram que são para todos os gostos, de graça ou custo baixo.

Anota aí!

Museu do Transporte

Você sabia que São Paulo já teve um ônibus Londrino? Aqueles de dois andares e vermelho? O Edu e a Carol descobriram isso quando foram ao Museu do Transporte em São Paulo.

O Museu tem relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil, e o primeiro trólebus de fabricação nacional. Também contam com sete veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano. Um bom passeio para crianças que não aguentam ficar muito tempo em um museu!

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Outro museu que a Carol e o Edu indicam é o Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC). São cinco andares de exposições fixas e itinerantes, e ainda, segundo o @turistandosp perfeito para tirar fotos inesquecíveis.

"No mezanino tem uma área externa bem agradável. O último andar, o rooftop, tem restaurante com vista panorâmica de São Paulo e para o Ibirapuera. Tem também um bar que foi reativado a pouco tempo. É possível acessar todos os andares de exposição e a cobertura sem ter a necessidade de ir ao restaurante, mas o restaurante é um plus a mais", indica o casal.

Mas em função das normas de segurança existe um número máximo de pessoas liberadas para o acesso. Melhor agendar!

Memorial da Resistência

No sábado, domingo ou segunda (porque não abre de terça) tem outra dica interessante: o Memorial da Resistência. O prédio, inaugurado em 2002, tem quatro celas que foram mantidas do tempo da ditadura. O que tem de legal pra ver por lá? História, muita história com registro em fotos, vídeos e depoimentos relacionados a repressão e a resistência política no Brasil. Atualmente dá pra ver a exposição Canto geral; a luta dos direitos humanos.

Águas de São Pedro

Mas se a ideia for dar uma fugidinha de São Paulo, @turistandosp tem dicas de lugares que já foi, e que iria novamente, como Águas de São Pedro.

"A cidade é conhecida pelas águas medicinais e excelência em hospitalidade", diz o casal. Quando eles foram para Águas de São Pedro ficaram encantados com o fontanário Municipal. "Lá tem uma fonte que representa os 3 tipos de águas medicinais da cidade, e dá para experimentar de graça as águas da fonte da Juventude, Gioconda e Almeida Salles, cada uma indicada para um tipo de tratamento".

Monte Verde

Outro lugar que eles amam que não fica em São Paulo, mas dá pra ir num final de semana é Monte Verde. No instagram da dupla @turistandosp tem dicas de oito lugares para conhecer em Monte Verde que são indispensáveis. Uma chance para aproveitar o finalzinho do frio.

Tem chocolateria, boteco com música ambiente, spa com conexão com a natureza e até passeio de quadriciclo. Turistando SP também tem dicas de lugares inusitados para passar uma noite, restaurantes diferentes e cafeterias daquelas para ficar na memória.

O que não falta são dicas. A não ser que você prefira aproveitar o feriado em casa mesmo!

Por R. Martins

Atualizado em 21 Set 2021.