Guia da Semana

Um dos principais palcos e cartões postais da cidade de São Paulo celebra 110 anos em setembro. O aniversário do Theatro Municipal é no dia 12 de setembro, mas as comemorações se estendem até o final do ano.

Para os festejos, foi elaborada uma programação com viés contemporâneo, buscando expor ao público a história do edifício e dos seus corpos artísticos, e que convida a refletir sobre a função e a vocação desse espaço em nossa sociedade.

Além dos eventos que ocorrem no interior do teatro, como é o caso da ópera o María de Buenos Aires e da instalação Fantasmagoria Theatro Municipal de São Paulo, percorrendo diversos cantos do local, a programação vai transcender o espaço físico do edifício.

Será lançada no YouTube do teatro a websérie Memória Viva da Capital, com quatro episódios (um lançamento por mês, de setembro a dezembro).

Pelas ruas da cidade, três catadores de material reciclável irão customizar suas carroças para receber equipamento sonoro, dentro do programa Carroças Líricas, levando trechos de algumas óperas já montadas no Theatro a diversos pontos da cidade.

O mesmo vídeo que circulará com os carroceiros pelo centro paulistano, será exibido em pontos espalhados por São Paulo, pelo projeto Cine-Ópera.

Os ingressos para as óperas presenciais começam em R$ 20 (inteira). Quem quiser percorrer a instalação deverá desembolsar R$ 40 (inteira). As vendas acontecem exclusivamente em theatromunicipal.org.br. Por lá você também encontra a programação completa.

Por R. Martins

Atualizado em 21 Set 2021.