Guia da Semana

Até o dia 31 de outubro, o Itaú Cultural é palco da Ocupação Sueli Carneiro. São mais de 140 peças do acervo pessoal da escritora, filósofa e ativista antirracismo: textos de sua autoria, artigos, livros, matérias, objetos pessoais e religiosos e fotografias. Há também cinco peças audiovisuais produzidos pelo centro cultural com depoimento de intelectuais e membros do movimento negro, em cinco telas espalhadas no espaço.

A exposição revela a trajetória pessoal de Sueli até hoje, aos 71 anos recém cumpridos, e como se tornou ativista e uma das intelectuais mais atuantes e referenciais em atividade no Brasil, além de ser uma das fundadoras do Geledés - Instituto da Mulher Negra. A mostra traz suas origens, o encontro com o Candomblé e sua simbologia, o desenvolvimento de seu pensamento intelectual, suas influências e pessoas influenciadas, além de suas memórias e afetos da infância, juventude e vida adulta, como a paixão pelo futebol.

Todo o processo de pesquisa, seleção das obras e montagem desta mostra foi feito integralmente on-line, em função dos cuidados no combate à pandemia de Covid-19 e seus derivados. Ela também tem recursos de acessibilidade, um hotsite a ser publicado no site do Itaú Cultural e programação do educativo em sinergia.

Ocupação Sueli Carneiro

Endereço: Av. Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo
Horários: terça a domingo, das 11h às 19h (até 31/10)
Ingressos: Grátis
Telefone: (11) 2168-1777
Informações: itaucultural.org.br

Por R. Martins

Atualizado em 21 Set 2021.