Por Gabriela Sampaio do Taste

Vodcas existem muitas. E elas podem vir dos mais variados tipos de grãos - do trigo ao centeio - e batatas e ainda dos mais variados países: dos tradicionais recantos eslavos até os aparentemente improváveis Estados Unidos e França. Badaladas, com propagandas instigantes e lindas garrafas, estão presentes sempre nas melhores festas.
O que faz uma vodca premium, no entanto, é a sua pureza. Normalmente as vodcas são destiladas até três vezes, mas no caso das últimas, este processo começa em quatro ou até mais. O "exagero", dizem seus produtores, são garantia de uma indescritível "maciez" da potente aguardente eslava na boca. Dentre as mais destacadas estão as vodcas Belvedere (Polônia), Grey Goose (França) e Level (a versão premium da conhecida marca sueca Absolut).

O que importa no entanto, é o resultado. Maciez na boca e uma doçura sutil são suas características mais marcantes. O melhor é prová-la pura, mas a Belvedere prova ser um bom casamento em coquetéis e seguindo a atual tendência de flavored vodcas, a Belvedere tem sua versão Cytrus (com limões espanhóis) e Pomarancza (com mandarinas espanholas e laranjas do Marrocos).
Experimente e não deixe de tentar um "Na Zdrowie". É assim que os poloneses dizem saúde .
A Belvedere é encontrada nas melhores delicatessens do país pelo preço médio de R$ 140.
Visite o site da Belvedere e aprenda a fazer uma degustação correta de vodca e a fazer coquetéis: www.belvederevodka.com

Atualizado em 6 Set 2011.