Guia da Semana

O Riviera Bar, um dos principais pontos de encontro das classes artística, estudantil e dos militantes políticos da cidade de São Paulo, reabre hoje, dia 25, suas portas no antigo endereço.

+ Conheça alguns bares para quem curte Rock'n'Roll
+ Saiba mais sobre a São Paulo Boteco Week 2013

Inaugurado em 1949, o Riviera viveu seu auge entre 1968 e o fim da década de 70, justamente em um período difícil do regime militar brasileiro.

Em 2006 o bar fechou suas portas e, desde então, orientados por um desejo em comum, o empresário Facundo Guerra, sócio do Grupo Vegas, e o chef Alex Atala, dono dos restaurantes D.O.M e Dalva e Dito, focaram seus esforços na reabertura desse ícone da boemia paulistana.

Cardápio

Para o bar e o restaurante, o chef Alex Atala criou um cardápio que preserva os lanches e pratos que eram servidos no antigo Riviera, mas optando por fazer uma releitura moderna. Para isso, convocou o chef Luciano Nardelli, do restaurante D.O.M, que passa a assumir a cozinha da casa.

O clássico sanduíche Royal, feito com queijo, rosbife, tomate e pepino, do antigo Riviera agora divide espaço com outros lanches, tanto no almoço quanto no jantar, como o Hamburguer Riviera (queijo prato, tomate, pepino e tomate).


Os clássicos drinks e coquetéis do bar também ganharam novos ares nas mãos do barman Jean Ponce, do D.O.M e Dalva e Dito, que criou uma carta de bebidas baseada em uma coquetelaria de primeiro mundo para drinks tradicionais, como o Bombeirinho, a Maria Mole e a Meia de Seda.

Jean Ponce também convidou nove barmen renomados para criarem um coquetel que represente a cidade de São Paulo da década de 1950 até os dias de hoje. A intenção é, além de homenagear a cidade, aproximar os barmen, fazendo do espaço do Riviera um local para a troca de informações e experiências.

Por Marina Marques

Atualizado em 25 Set 2013.