Guia da Semana

Vida de barman não é fácil
Foto: Stock.xchng


Para os boêmios freqüentadores de bares e casas noturnas, a vida deles costuma ser considerada fácil. Afinal, eles ficam em um dos lugares mais cobiçados da balada, têm acesso a todas as bebidas e curtem tudo o que rola na noite sem ter que pagar nada por isso. No entanto, poucos sabem da rotina puxada que têm os barmen.

Não é nada fácil exercer tal profissão. Assim como qualquer outra feita com responsabilidade, exige organização, cumprimento de regras e horários e muito suor e cansaço para galgar os degraus na escada que leva a uma carreira bem-sucedida.

Para entender isso, basta colocar a cabeça para pensar um pouco. Se a balada abre às 23h, pode ter certeza que eles estão lá desde as 19h, às vezes até antes. Se os clientes mais guerreiros, os últimos da noite, saírem da casa, por exemplo, às 5h, certamente eles ficarão por lá até umas 7h. Já dá para repensar o conceito de "vida fácil", não dá?

Drinques para os amigos
Foto: Stock.xchng
Hoje, existem várias escolas e associações que promovem cursos para se tornar barman, seja para exercer a profissão, ou simplesmente para o prazer de saber servir drinques saborosos para os amigos. A segunda opção foi o que levou o advogado Fábio Matias, de 32 anos, para a sala de aula. " Nunca cogitei trabalhar com isso, fiz o curso para preparar bebidas em casa, em festinhas com meus amigos", afirma.

Fábio fez um curso de coquetalaria, onde aprendeu o histórico da profissão e das bebidas, o manuseio dos instrumentos e algumas receitas de coquetéis clássicos. Agora, se prepara para outras lições: " Em setembro vou começar um curso de caipirinhas".

Além dessas modalidades, as escolas especializadas ministram aulas para quem deseja uma pitada de "aventura" no bar. Os cursos de "flair bartender" são alguns dos mais procurados e ensinam o aluno não só a preparar bebidas, como também a fazer malabarismos durante o processo.

Malabarismos com as garrafas
Foto: Flair Brasil
Augusto Pinotti dos Santos acumula mais de 20 anos de experiência por trás dos mais variados balcões de bar. Agora, prepara drinques modestos em sua simplória pizzaria localizada em um bairro de classe média de Guarulhos. No passado, porém, já figurou no quadro de funcionários de bares e casa noturnas de Sampa. Segundo Seu Guto, como é mais conhecido, não existia um curso para se tornar barman na época em que começou. " Eu aprendi tudo na marra. Misturava tudo o que via em um copo e ficava ruim. Aí ia mudando, mudando, até que conseguia uma bebida gostosa", conta.

Tradicional, não gosta dos malabarismos dos profissionais que optam por essas característica mais modernas. " A coqueteleira é seu instrumento de trabalho, não dá para ficar jogando tudo pra cima. A pessoa gosta do drinque porque o sabor é bom, não porque o copo foi arremessado de mão em mão", afirma.

Seu Guto conversou com o Guia da Semana e deu dicas de como se dar bem como um barman. Segundo ele, as orientações servem para qualquer lugar, qualquer ocasião e qualquer tipo de público. Confira no quadro abaixo:

DICAS DE UM PROFISSIONAL
? O primeiro princípio é básico: não se deve misturar ingredientes na coqueteleira ou no copo sem ter feito um teste antes. O conhecimento do sabor e do efeito que as combinações irão gerar é primordial para oferecer ao cliente um produto de qualidade.

? Os drinques nunca devem ser deixados prontos. As bebidas têm que ser servidas e feitas na hora, para não estragar o sabor e o visual do coquetel.

? Os destilados devem vir acompanhados de água, já que as bebidas deste tipo acabam desidratando quem as toma.

? Antes das refeições devem ser evitados os coquetéis muito doces. Eles devem servir para abrir o apetite e uma bebida muito açucarada pode agir de forma contrária, deixando a sensação de satisfação.

? O aspecto visual conta tanto quanto o sabor. Já está comprovado que a aparência aguça o paladar. O barman deve prestar atenção máxima à aparência de seus drinques, cuidando para que eles estejam sempre apropriados ao público e ao local.

? Os barmen jamais devem beber em serviço. As bebidas podem ser experimentadas, porém nunca na frente dos clientes.



Os que querem aprender as manhas de se preparar um bom drinque apenas por esporte, para utilizar o conhecimento em festinhas particulares ou jantares com os amigos, também podem seguir as dicas acima. Além disso, um curso sempre é bom para tornar os aspirantes a barman, mesmo os amadores, mais ágeis e eficientes. Já os que quiserem dar o primeiro passo por conta própria, podem começar por uma receita simples e ao mesmo tempo clássica e sofisticada: o dry martini.

DRY MARTINI
Foto: Stock.xchng
Ingredientes

? 2 colheres (chá) de vermute seco
? 3 colheres (sopa) de gim
? 1 azeitona (que não seja conservada em óleo)

Modo de preparo

? Coloque uns três ou quatro cubos de gelo no copo misturador.
? Adicione o gim e o vermute e mexa suavemente com uma colher de cabo de longo.
? Coe a mistura em uma taça de haste fina, previamente resfriada.
? Acrescente a azeitona e pronto!



Conheça algumas escolas que ministram cursos de barman:

? Flair Brasil
Rua Tangará, 210 - Vila Mariana.
Tel.: 5539-4486
www.flairbrasil.com.br

? Bertone´s Bartenders
Rua Bartolomeu Feio, 89 - Brooklin.
Tel.: 5042-3917.
www.bertones.com.br

? R. Miranda Formação Profissional
Rua Cubatão, 929 - 2º andar - Ana Rosa.
Tel.: 5081-4662.
www.robertomiranda.com.br

? Bar & Barman
Rua Vespasiano, 252 - Lapa.
Tel.: 3801-9222.
www.barebarman.com.br

? Hot Drinks
Tel.: 5979-9124/ 8143-4390.
www.hotdrinks.com.br

Atualizado em 3 Out 2013.