Guia da Semana

Quem não abre mão dos "bons drinks" sabe quão importante é saber quem está manuseando as garrafas e complementos de uma bebida por trás do balcão. Um bom bartender pode tornar o cardápio de drinks ainda mais requisitado do que o de pratos.

+ Bares para quem curte Rock’n’Roll
+ Saiba onde encontrar drinks com sorvete em SP
+ Alex Atala reabre o Riviera Bar

No dia 04 de outubro se comemora o Dia do Barman. Para celebrar a data, nada melhor do que conhecer os profissionais mais reconhecidos de São Paulo e experimentar suas especialidades. Veja uma lista com os barmans que se destacam na capital e saiba onde encontrá-los:

Derivan Ferreira (Bar Numero)


Baiano residente em São Paulo desde menino, Derivan estudou coquetelaria aos 17 anos. Em 1994, como vice-presidente para a América Latina da Associação Internacional de Bartenders, foi responsável pela inclusão da caipirinha entre os então 62 coquetéis oficiais do órgão.

Conhecido como mestre Derivan, ele já percorreu 22 países em sua vida profissional, em busca de conhecimento, e divide os aprendizados em seus cinco livros publicados e dando cursos.

Sempre trabalhou atrás do balcão de prestigiados bares que marcam a noite paulistana, como o San Francisco Bay, Bistrô, Tanoeiro Bar e Esch Café. Atualmente é barman do Bar Numero, na Consolação.

Jean Ponce (D.O.M e Dalva e Dito)


Chefe de bar dos restaurantes D.O.M e Dalva e Dito, Jean Ponce se formou em Hotelaria em 2002, quando entrou no time do extinto Urbano Club. Organizou o bar do Porto Alcobaça em 2006 e foi chefe de bar do restaurante Brasil a Gosto de 2007 a 2010. Ao sair do restaurante de Ana Luiza Trajano, começou a trabalhar no D.O.M.. O bartender foi eleito o melhor de 2013 pela revista Prazeres da Mesa.

Atualmente, coordena, organiza, planeja e prepara as cartas de bebidas das duas casas de Alex Atala. Além disso, Jean agora é o responsável pelo cardápio de drinks do Riviera Bar.

Isabela Raposeiras (Coffee Lab)


A barista eleita a melhor de 2013 pela revista Prazeres da Mesa é proprietária do Coffee Lab, uma cafeteria voltada à formação e educação do consumidor para o universo do café. É lá que a barista apresenta os micro lotes selecionados por ela, safra a safra. Isabela Raposeiras se dedica ao estudo e pesquisa dos fatores que estão relacionados à qualidade do café servido, desde o cultivo até o preparo - passando por manejo na lavoura, degustação, avaliação sensorial e torra.

Junior WM


Eleito entre os 10 melhores do Brasil pelo Diageo World Class 2013, Junior WM (também conhecido como Dr. Drinks), hoje atua como jurado de concursos de cocktails e bartenders, além de escrever para o Mundo Copo. Referência quando o assunto é bebida, o barman oferece workshops de criação de cocktails, menus e programas de bebidas.

Antônio Luiz Silva (Bar da Dona Onça)


Antônio foi eleito em primeiro lugar na votação de O Melhor Bartender do Ano de 2013, feita pela Associação Brasileira de Bartenders. A dica de pedido para quem for visitar o bar é o Mistério da Onça, criado pelo próprio barman do Bar da Dona Onça. O drink leva cachaça Cambraia 1 ano, curaçao blue, licor de lichia e suco de tangerina.

Por Marina Marques

Atualizado em 4 Out 2013.