Guia da Semana

Beerhouse (ou cervejaria) é a bola da vez. Com a onda de cervejeiros tomando conta dos bares da cidade, empresários decidiram investir pesado na gelada. O Brasil está entre os top 5 maiores produtores de cerveja do mundo e o consumo da "loira gelada" só vem crescendo.

Aliás, o crescimento do número de cervejarias artesanais ou industriais no país está totalmente relacionado ao espaço conquistado pelas ruivas e morenas geladas e outros tipos de cerveja que não faziam parte da rotina cervejeira do brasileiro.

Se você ainda não foi em uma cervejaria e experimentou as importadas ou artesanais, está por fora porque agora é a hora. Listamos alguns lugares estão na rota dos amantes de cerveja. Que tal uma visitinha ou uma degustadinha?

Cervejaria Devassa - São Paulo

A Devassa é originalmente carioca, mas o sucesso nos bares do Rio de Janeiro foi tão grande, que a marca abriu diversas cervejaria-bar por São Paulo - duas unidades na capital, uma em São José dos Campos e outra em Indaiatuba - e pelo país afora. A marca aposta no chopp devassa loira, ruiva, sarará, índia e ruiva tirados com cremosidade. Pra quem se interessar "comercialmente" pela cerveja, lá no site existe uma seção para franqueados.

Karavelle

A cerveja Karavelle já está se espalhando pelo território nacional e pode ser encontrada em diversos lugares. A cervejaria produz os tipos weiss, keller, red ale e barba negra, que na verdade é a versão stout da cerveja. Mesmo a Karavelle sendo comercializada nos quatro cantos do Brasil, você ainda pode ter o conforto de não sair de casa e comprar online pelo site. Ela também é produzida com especiarias importadas da Europa.

Baden Baden – Campos de Jordão

A conhecida cervejaria de Campos de Jordão também já conquistou seu lugar ao sol e é comercializada em diversos locais de São Paulo. A primeira cerveja a ser lançada pela Baden Baden foi a Chopp Red Ale. A criação deu certo e, um ano depois, foram lançadas as versões bock, chocolate, weiss, golden, stout, cristal, 1999 (com características britânicas) e tripel. Vale a visita - e a viagem - ao charmoso bar da cervejaria.

BrewdogBar – São Paulo

A cervejaria inglesa acaba de chegar na cidade e promete entrar para o roteiro dos bares mais bombados de São Paulo. Tudo porque a marca trouxe na bagagem todos os seus rótulos de cerveja e ainda convidou algumas cervejarias brasileiras para servir chopes exclusivos.

Cervejaria Nacional

Imagina um predinho de três andares repleto de mesas, balcões e tonéis lotados de cervejas artesanais? É assim que Cervejaria Nacional recebe os amantes de cervejas. O legal é que eles oferecem uma degustação com cinco chopps, depois é só escolher a sua favorita e mandar bala.

Dama Bier - Piracicaba

Não, as cervejas da Dama Bier não são feitas só para mocinhas. A cervejaria é relativamente nova - foi fundada em 2010 - e dispõe de vários tipos da gelada, tais como a stout, a pilsen, a munchen, a ipa, o chopp e a weiss - que, inclusive, ficou em terceiro lugar no Australian International Beer Awards 2013. Localizada no bairro de Piracicamirim, a Dama Bier produz cerca de 60 mil litros de cerveja por mês.

Rofer - Itupeva

Localizada no interior do estado de São Paulo, a Rofer é uma cervejaria mais voltada para o chopp do que a cerveja de fato. São três tipos de chopp (pilsen, vienna lager e schwarzbier) e a cerveja india pale ale que dá um toque adocicado no paladar. Pra saborear um choppinho Rofer, você pode tanto ir até Itupeva e tomar umas no bar da própria cervejaria, quanto ligar lá no delivery e encomendar uns barris ou garrafas.

Bamberg - Votorantim

A microcervejaria mais premiada e umas das mais reconhecidas do país, a Bamberg fabrica hoje mais de 9 rótulos fixos, além dos 11 sazonais, e o chope – comercializado em chopeiras encontradas nas lojas Bamberg Express, com pontos em São Paulo, Votorantim, Laranjal Paulista e Campinas. Todo sábado abre suas portas para um tour semanal, levando os participantes a conhecerem os procedimentos da fabricação artesanal da cerveja e a degustarem cinco chopes direto dos tanques de maturação.

Sinnatrah – São Paulo

Inspirado no nome do gatinho que foi inspirado no nome cantor de New York New York, a Cervejaria Sinnatrah procura atrelar a marca ao símbolo do gato que era o "controle de pragas" oficial nas cervejarias medievais. Além da produção de cervejas artesanais, a Sinnatrah ainda promove workshops e cursos de produção, degustação, harmonização e muitos outros processos relacionados ao líquido de cevada.

Cervejaria Pinguim – Ribeirão Preto

A Pinguim, conhecida e idolatrada pelos ribeirão pretanos, surgiu no coração da cidade como cervejaria-bar num prédio histórico do centro da cidade. Desde sua inauguração na década da 30 até hoje, a Pinguim se expandiu e chegou até Minas Gerais. Corre a boca pequena que o chopp Pinguim é um dos melhores do Brasil e que o segredo da qualidade da bebida é uma tubulação subterrânea, tipo uma serpentina gigante, que fazia uma ligação direta entre a fábrica da Antarctica à choperia. Mais uma lenda urbana pra lista.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 11 Mai 2015.