Guia da Semana

Aos que gostam de um bom queijo mas não são lá muito fãs de vinhos, uma alternativa: a harmonização das populares cervejas com os aperitivos se tornam cada vez mais comuns não só em bares, mas também naquela reunião em casa com os amigos.

Para quem não entende muito do assunto e mesmo assim deseja fazer uma deliciosa combinação de uma boa cerveja com um queijo um pouco mais diferente, o Guia da Semana selecionou para você algumas sugestões de rótulos que caem bem com os mais variados tipos de queijo. Divididos de acordo com a intensidade de seu sabor, você confere abaixo tudo o que precisa saber para não errar na sua escolha. Confira!

Queijos Suaves

Queijos com sabores mais amenos e não tão marcantes ao paladar. Dentre os pertencentes à esta classificação estão os queijos mussarela, minas e azul.

Sobre o rótulo: maturada em barris previamente utilizados para fazer uísque, a cerveja conta com tons de malte torrado, torrado e turfa defumada. O final seco em sua degustação lembra, em muito, as características do legítimo uísque escocês.

Sobre o rótulo: Considerada uma das melhores cervejas do mundo, sua cor marrom escura é marcante não só para os olhos, mas também para o paladar. Com um sabor cuidadosamente equilibrado entre o dulçor frutado e o amargo do lúpulo, é uma cerveja que, sem dúvidas, vale a pena provar.

Queijos Médios

Queijos com sabores um pouco mais acentuados e marcantes ao paladar. Dentre os pertencentes à esta categoria estão os queijos emmenthal, prato, suíço, e brie.

Sobre o rótulo: Além de uma bela garrafa, a cerveja conta com alguns ingredientes um tanto quanto inusitados como coentro, casca de laranja e alcaçuz. Complexa e ao mesmo tempo delicada, é uma cerveja versátil com sabor frisante, refrescante, frutado e floral.

Sobre o rótulo: sua receita exclusiva que leva em sua composição levedura de vinho e mel dão à cerveja um tom encorpado e licoroso, sendo possível sentir em sua degustação tons de chocolate, frutas secas, nozes e toques de especiarias - uma ótima escolha pra encerrar uma noite de degustação.

Sobre o rótulo: É uma cerveja considerada complexa e encorpada, com um notável equilíbrio em sua produção. Suas notas intensas de frutas, toque de caramelo e especiarias são perceptíveis ao paladar.

Queijos Fortes

São queijos marcantes ao paladar, com sabores intensos. Dentre os queijos desta categoria, estão o provolone, o parmesão, queijo do reino e o roquefort.

Sobre o rótulo: Com sabores e influências de diferentes ludares do mundo, o rótulo conta com uma cor dourada. Em sua degustação, nota-se um frescor intenso, com notas cítricas e florais, além de sabores amargos e florais em perfeito equilíbrio.

Sobre o rótulo: Este rótulo nacional possui em sua degustação sabores equilibrados entre o amargor e o dulçor. Notas cítricas, maltadas e um leve frescor fazem parte de sua identidade inconfundível.

Sobre o rótulo: É uma cerveja mais complexa e delicada, tendo notas frutadas, maltadas, com toques de cravo e mel. Com um paladar único, ela é seca, com final amargo.

Por Leila Vieira

Atualizado em 14 Mai 2014.