Guia da Semana

Com diferentes sabores, categorias, tipos, notas e fermentações, as cervejas são as bebidas mais conhecidas e populares ao redor do mundo – ganhando diferentes nomes, rótulos e toques especiais.

Harmonizar os mais variados tipos da bebida que podem ser encontrados em empórios e lojas pode ser uma árdua missão. Para te ajudar a combinar os variados tipos de cervejas com os mais deliciosos chocolates, o Guia da Semana te dá algumas dicas que podem ser úteis na hora de escolher a garrafa vez. Confira!

Stout

Sobre a categoria: Possuem notas de chocolates e por vezes, expresso em suas composições. Dentre todas as categorias, são as mais fáceis de serem combinadas com as guloseimas.

Rótulo recomendado: Young’s Chocolate Stout, já que a cerveja possui em sua composição o próprio chocolate.
Combina com: chocolates mais amargos, com altas porcentagens de cacau em sua composição. Este tipo de chocolate faz ressaltar os sabores mais adocicados que existem na cerveja.

Ale

Sobre a categoria: Possuem notas mais amargas se forem comparadas às Stouts. Possuem sabores um pouco mais frutados devido à produção de ésteres durante a fermentação da cevada maltada.

Rótulo recomendado: Urthel Quadrium Samarath. Possui em sua composição aroma de chocolate, toffee e frutas secas, com um bom equilíbrio entre seu amargor e sabores adocicados.
Combina com: Chocolates com teores de cacau entre 50 e 70%, uma vez que a escolha de um chocolate muito amargo pode intensificar o amargor já presente na cerveja.

Rótulo recomendado: Brooklyn Local 1, Refermentada na própria garrafa, a Brooklyn Local 1 é feita com maltes e lúpulos alemães, açúcar Demeara das Ilhas Maurício e fermentos belgas.
Combina com: Chocolate ao leite

Lager

Sobre a categoria: A fermentação deste tipo de cerveja é feita a baixas temperaturas. Um dos estilos mais populares entre os brasileiros, não existe um sabor característico, já que o termo se refere ao tipo de fermentação utilizado.

Rótulo recomendado: Meantime Chocolate, com sabor de malte torrado e chocolate amargo

Combina com: Chocolates trufados e mais encorpados

Lambics

Sobre a categoria: Esta cerveja apresenta componentes com um forte carácter ácido. A cerveja Lambic é geralmente consumida após a refermentação, resultando em derivados da cerveja, tais como a Gueuze ou a Lambic Kriek.

Rótulo recomendado: Mort Subite, com um sabor mais adocicado do que as cervejas mais tradicionais.

Combina com: Chocolates brancos

Por Leila Vieira

Atualizado em 4 Mar 2015.