Guia da Semana
Noite
Por Leila Vieira

Harmonização de cervejas e chocolates

Saiba como combinar os diferentes estilos de cervejas com deliciosos chocolates.

As melhores combinações para quem quer juntar duas paixões (Divulgação)

Com diferentes sabores, categorias, tipos, notas e fermentações, as cervejas são as bebidas mais conhecidas e populares ao redor do mundo – ganhando diferentes nomes, rótulos e toques especiais.

Harmonizar os mais variados tipos da bebida que podem ser encontrados em empórios e lojas pode ser uma árdua missão. Para te ajudar a combinar os variados tipos de cervejas com os mais deliciosos chocolates, o Guia da Semana te dá algumas dicas que podem ser úteis na hora de escolher a garrafa vez. Confira!

Stout

Sobre a categoria: Possuem notas de chocolates e por vezes, expresso em suas composições. Dentre todas as categorias, são as mais fáceis de serem combinadas com as guloseimas.

Rótulo recomendado: Young’s Chocolate Stout, já que a cerveja possui em sua composição o próprio chocolate.
Combina com: chocolates mais amargos, com altas porcentagens de cacau em sua composição. Este tipo de chocolate faz ressaltar os sabores mais adocicados que existem na cerveja.

Ale

Sobre a categoria: Possuem notas mais amargas se forem comparadas às Stouts. Possuem sabores um pouco mais frutados devido à produção de ésteres durante a fermentação da cevada maltada.

Rótulo recomendado: Urthel Quadrium Samarath. Possui em sua composição aroma de chocolate, toffee e frutas secas, com um bom equilíbrio entre seu amargor e sabores adocicados.
Combina com:  Chocolates com teores de cacau entre 50 e 70%, uma vez que a escolha de um chocolate muito amargo pode intensificar o amargor já presente na cerveja.

Rótulo recomendado: Brooklyn Local 1, Refermentada na própria garrafa, a Brooklyn Local 1 é feita com maltes e lúpulos alemães, açúcar Demeara das Ilhas Maurício e fermentos belgas.
Combina com: Chocolate ao leite

Lager

Sobre a categoria: A fermentação deste tipo de cerveja é feita a baixas temperaturas. Um dos estilos mais populares entre os brasileiros, não existe um sabor característico, já que o termo se refere ao tipo de fermentação utilizado.

Rótulo recomendado: Meantime Chocolate, com sabor de malte torrado e chocolate amargo

Combina com: Chocolates trufados e mais encorpados

Lambics

Sobre a categoria: Esta cerveja apresenta componentes com um forte carácter ácido. A cerveja Lambic é geralmente consumida após a refermentação, resultando em derivados da cerveja, tais como a Gueuze ou a Lambic Kriek.

Rótulo recomendado: Mort Subite, com um sabor mais adocicado do que as cervejas mais tradicionais.

Combina com: Chocolates brancos


Por Leila Vieira

Atualizado em 4 Mar 2015.

Mais notícias

Band volta a exibir a novela "Mil e Uma Noites" nesta quarta-feira (19)

Noite

Festas e shows agitam o Rio de Janeiro durante as Olimpíadas 2016; confira programação

Noite

Festas de Réveillon 2017 no Brasil

Noite

Onde curtir um jazz no Rio de Janeiro

Noite

Festas Juninas no Rio de Janeiro em 2016

Noite

Virada Cultural confirma segunda edição do concurso "Rainha da Virada"

Noite