Guia da Semana

Interpretar o personagem de Ivan, antes Ivana, de A Força do Querer, novela da Rede Globo, com certeza é um grande desafio, mas Carol Duarte tem recebido diversos elogios, tanto da crítica, quanto da população trans.

A atriz revelou que, antes de começar a gravar, ela conversou com diversas pessoas trans, principalmente homens, para poder entender melhor o que sente essa parcela da população. Uma das fontes de Carol foi o ator mineiro Tarso Brandt, também presente na novela como o transexual Tê, que ajuda Ivan em sua descoberta.

É claro que o mérito não é todo de Carol, a autora Glória Perez tem sido muito elogiada pela forma paciente, didática, delicada e emocionante como pensou o personagem e está desenvolvendo o enredo. É importante apontar, no entanto, que a novela também cometeu alguns erros no que se refere às terminologias utilizadas para tratar de identidade de gênero e orientação sexual.

Ivan é um homem trans, ou seja, no momento de seu nascimento, lhe atribuíram o gênero feminino, mas ele nunca se identificou com esse gênero. Ao longo da novela, Ivan tem descoberto que se identifica com o gênero masculino.

Para você que acompanha a novela global ou apenas tem curiosidade pelo o assunto, o Guia da Semana relembra a trajetória de Ivan em A Força do Querer até agora. Confira:

Atualizado em 29 Set 2017.