Guia da Semana

Guia da Semana

Doado pelo ministério da Educação e Cultura à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o projetor Spacemaster da Zeiss, fabricado na então Alemanha Oriental, chegou a Porto Alegre por volta dos anos 70, quando poucas cidades no mundo possuíam um planetário.

Em novembro de 1972, era inaugurado o Planetário Professor José Baptista Pereira, no encerramento da XIII Semana de Porto Alegre. O prédio, instalado na esquina da Avenida Ipiranga com a Rua Ramiro Barcelos, sugeria uma nave espacial pousada no solo, rodeada por jardins, espelho d´água, relógio de Sol e rosa dos ventos.

Sob o olhar dos convidados, o Spacemaster fazia a primeira exibição ao público. Na cúpula de 12 metros de diâmetro, os planetas e oito mil estrelas eram projetados, mostrando o céu de qualquer parte do mundo, tanto do passado como do futuro.

Mais de cem programas foram produzidos por sua equipe. Poesia, música e ficção mesclam-se às atividades normais. Séries especiais, apresentações ao vivo e produção de programas radiofônicos juntaram-se à programação geral, que já atingiu mais de um milhão de pessoas. Hoje, é possível ver programas como Sou parecido com as estrelas e A Harmonia do Mundo.

Mapa do local

Planetário Professor José Baptista Pereira

Horário(s) domingo: Infantil às 17h; adulto às 19h.

Endereço
Avenida Ipiranga, 2492, 90160-093

Telefone 3316-5284

Atualizado em 9 Abr 2012.