Guia da Semana

Este evento terminou


Isolde Bosak lança livro de poesias em exposição de xilogravuras gigantes também de sua autoria. O livro Cor da  Lápide, também pelo selo Demônio Negro, é o primeiro publicado com sua exclusiva autoria.

Em sua formação como escritora, participou das oficinas de literatura de Charles Kiefer (narrativa) e Ronald Augusto (poesia). Quando percebeu que escrevia o conto num ritmo diferente, com uma lírica própria, Isolde abraçou também a poesia como gênero para se afirmar "pelo vão das multiplicidades", como bem observou o escritor e poeta Paulo Scott, na apresentação deste seu primeiro livro de poesias, que, segundo a autora "surgiu de uma conversa com o meu editor". Dessa conversa, Isolde Bosak inicia o livro: a poesia aqui/anda tão rala/ tão rala/ que a morte/ até foi embora. "Assim como a casa abriga o homem, a lápide também. Cesar Vallejo disse isso de um outro jeito mais bonito, mas eu fiquei com essa idéia labiríntica, possível de observar de diversas formas na poesia e na vida", diz a autora. Cor da Lápide é um livro "colocado à persona do seu criador".

Na xilogravura, Isolde Bosak teve como mestre Danúbio Gonçalves e desenvolveu seu aprendizado no Atelier Livre e no Centro do Desenvolvimento da Expressão (CDE), em Porto Alegre. A exposição de xilogravuras integra o lançamento de Cor da Lápide e foi produzida especialmente para este momento, seguindo a poética do livro. São painéis compostos de papéis japoneses kozo e wenzoo, impressos com tinta tipográfica em cores. A impressão  manual  foi  feita com colher e rolo. Dois poemas acompanham as obras, Coisas Mínimas e Emily.

Mapa do local

Cor da Lápide

Data Sáb 01 Jan 2000
23 de maio a 27 de junho de 2009.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) De terça a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 18h.

Endereço
Rua dos Andradas, 1223, 90020-008

Telefone (51) 3226-5342