Guia da Semana
Shows
Por Redação Guia da Semana

Festival Beethoven

Concerto da Ospa homenageia o Dia do Administrador.

Este evento terminou

Festival Beethoven

Data 07 Set 2009-08 Set 2009
08 de setembro de 2009.

Preço(s) R$ 20,00. Desconto de 50% para estudantes e idosos e de 20% para Clube do Assinante.

Horário(s) Terça, 20h30.

Endereço
Avenida Paulo Gama, 110, 90040-060

Telefone (51) 3308-3066

Sob a regência de Paulo de Tarso, a orquestra apresenta Festival Beethoven, com as obras Coriolano- Abertura op. 62, Concerto nº 4,op. 58, em Sol Maior e Sinfonia nº 2,op. 36, em Ré Maior. O solista em piano é André Carrara (foto). O evento homenageia o Dia do Administrador em parceria com o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS).

 A Abertura Coriolano data de 1807 e trata de uma introdução musical a uma tragédia do jurista e poeta Heinrich-Joseph von Collin, secretário do imperador austríaco à época. Escrita como Allegro con brio, a obra compreende dois temas contrastantes, configurando um dualismo: o primeiro, de forma dramática e intempestiva, expressa a alma orgulhosa e rude do General Coriolano.

O segundo, oposto, denota uma ternura sensível, feminina, ao mesmo tempo um caráter de sabedoria, em que a brilhante orquestração de Beethoven encaminha uma linha em cantabile muito serena e comovente.O Concerto nº4, em sol maior, para Piano e Orquestra, foi esboçado entre 1802 e 1803, à época da Sinfonia Heróica, e dedicado ao Arquiduque austríaco Rudolph, aluno de Beethoven.

O concerto, publicado em 1808, extrapola os limites do gênero concertante, utilizando-se de improvisações e várias liberdades estilísticas quanto à forma.Completada em 1802, durante um período turbulento na vida de Beethoven, a Sinfonia nº2, op. 36, em ré maior, já é obra de um mestre maduro que está liquidando contas - ou fazendo a paz - com a tradição sinfônica clássica antes de embarcar numa viagem musical sem precedentes.

É uma obra que tem características retrospectivas e prospectivas: está enraizada nas últimas sinfonias de Mozart e Haydn, mas prenuncia os desenvolvimentos de Beethoven por seus contrastes dinâmicos, modulações inesperadas e movimento propulsivo, tudo controlado por um fluente classicismo.

Obras:

Coriolano, Abertura op. 62
Concerto nº 4,op.58,em Sol Maior, Para Piano e Orquestra
Sinfonia nº 2, op.36, em Ré Maior

Solista:

André Carrara (Piano)

Regente:

Paulo de Tarso


Foto: Divulgação.




Mapa do local

Explore ao redor

Campus Central da UFRGS

Na Cidade

Museu da UFRGS

Arte

Tablado Andaluz

Restaurantes

Parque Farroupilha (Parque da Redenção)

Viagens

Van Gogh

Bares (antigo)

República do Pastel

Restaurantes

Notícias recomendadas

Agenda: lives imperdíveis em maio de 2021

Shows

Agenda: lives imperdíveis de abril de 2021

Shows

Agenda: lives imperdíveis em março de 2021

Shows

Lives de Carnaval: confira a agenda completa dos shows virtuais

Shows

Agenda: lives imperdíveis de fevereiro de 2021

Shows

Shows nacionais em São Paulo em 2021

Shows