Guia da Semana

Este evento terminou

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre presta duas homenagens. Uma, expressa no programa da noite, refere-se aos 200 anos de nascimento de Mendelssohn. A outra faz menção ao jornalista Lauro Schirmer, falecido no último mês de julho.

O hiato entre estes homens é marcado por quase dois séculos, entretanto ambos alimentavam a mesma paixão: a música. Schirmer foi um grande amigo da Ospa e da Fundação Pablo Komlós, lembrado sempre pela forte campanha à disseminação da arte erudita no Rio Grande do Sul. 

Felix Jakob Ludwig Mendelssohn-Bartholdy nasceu em 1809 em Hamburgo (Alemanha) e faleceu em Leipzig (1847). Oriundo de uma família de prestígio social e financeiro, o compositor, pianista, organista, violinista e maestro acrescentou Bartholdy ao nome quando se converteu cristão protestante.

Na história da Regência Orquestral, ele se consolidou como figura central da prática da direção de uma orquestra. O espetáculo é regido pelo maestro Isaac Karabtchevsky(foto), diretor artístico da orquestra. Suas batutas apresentarão três obras de Mendelssohn - a ópera feita para o romance de Ruy Blas, o Concerto, em ré menor, para Violino, Piano e Orquestra de Cordas e a Sinfonia nº4, op. 90, em lá menor (Italiana). Dois solistas participarão do concerto, o premiado pianista André Carrara e o violinista Emerson Kretschmer. Ambos fazem parte do corpo de músicos da Ospa.


Foto: Divulgação/hagah.

Mapa do local

Ospa - Série Oficial - Festival Mendelssohn

Data Sáb 01 Jan 2000
13 de outubro de 2009.

Preço(s) Entrada Franca.

Horário(s) Terça, 20h30.

Endereço
Avenida Paulo Gama, 110, 90040-060

Telefone (51) 3308-3066