Guia da Semana

Guia da Semana

O Palácio Piratini é a atual sede do governo estadual do Rio Grande do Sul. Embora seu primeiro plano de construção tenha sido lançado em 1894, o espaço nunca foi inaugurado oficialmente, já que mudanças nos projetos arquitetônicos foram responsáveis por inúmeras adaptações e retomadas das obras ao longo do século XX. O governador gaúcho, no entanto, ocupa o prédio desde 1921.

O projeto seguido na construção do palácio é do francês Maurice Grãs, que idealizou uma arquitetura de influência neoclássica, inspirado no Petit Trainon, de Versalhes. Na entrada principal, há três esculturas do artista Paul Landowski que representam a agricultura, a indústria e a primavera. No saguão principal, uma suntuosa escadaria de mármore dá acesso ao gabinete do governador, onde, entre outras raridades, existe um telefone banhado a ouro e um tapete de 42 metros quadrados, datado de 1930.

Nos salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini, a influência francesa continua, já que os lustres são réplicas dos do Palácio de Versalhes. Murais do pintor italiano Aldo Locatelli ilustram episódios da história do Rio Grande do Sul, enquanto que parte do mobiliário foi fabricado por presidiários da antiga Casa de Correção de Porto Alegre e as soleiras e rodapés foram esculpidos em mármore de Carrara. Nos jardins há uma fonte com temas egípcios e uma escultura do Negrinho do Pastoreio, feita por Vasco Prado. Na área externa, há o Galpão Crioulo, onde os visitantes são recebidos com demonstrações da culinária e da cultura tradicional gaúchas.

Foto: Site Oficial

Mapa do local

Palácio Piratini

Horário(s) Segunda a sexta, 9h às 11h e das 14h às 17h.

Endereço
Praça Marechal Deodoro, s/n, 90010-300

Telefone (51) 210-4100

Site do estabelecimento

Atualizado em 14 Abr 2012.