Guia da Semana

Se você é do tipo de pessoa que ama conhecer lugares novos e bonitos, Pouso da Cajaíba, no Rio de Janeiro, é o lugar perfeito. A vila de pescadores não reserva grandes hotéis, restaurantes badalados e muita infraestrutura. Porém, o lugar é destino ideal para fugir das viagens óbvias e curtir o melhor de um ambiente rústico.

Com a característica de ser um vilarejo ainda desconhecido pelos turistas, por lá a sensação é de que o tempo passa mais devagar, sem pressa. Curtir trilhas, visitar cachoeiras ou simplesmente deitar na areia e ver o tempo passar são alguns dos atrativos de lá.

Roteiro certo do público jovem e despreocupado, Pouso encanta por sua simplicidade e beleza natural. Para quem não quer gastar muito ou cansou de viajar sempre para os mesmos lugares, o destino vai surpreender.

Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa conhecer em Pouso da Cajaíba. Confira:

PRAIA DO POUSO DA CAJAÍBA


Foto: Shutterstock

A porta de entrada para quem chega a Pouso é a Praia do Pouso da Cajaíba. Trata-se da vila de pescadores que dá nome à região e onde está a maior parte da infraestrutura de lá. É nessa praia que ficam os campings e casas para aluguel – ou seja, esqueça a ideia de encontrar pousadas e hotéis cinco estrelas.

Oferecendo o básico, mas com qualidade, restaurantes e barzinhos pé na areia fazem a alegria dos turistas. Para completar, é de lá que saem as embarcações para as praias próximas. Tanta simplicidade transforma o lugar no paraíso que ainda ‘continua esquecido pelas tecnologias e barulho’.


PRAIA GRANDE


Foto: Shutterstock

A Praia Grande é o lugar preferido dos jovens que querem passar o dia na praia e tomar uma cervejinha gelada para acompanhar. A infraestrutura do lugar é formada por três restaurantes, lugar para aluguel de cadeiras e um mar tranquilo e sem ondas. Para chegar até lá, é necessário pegar um barquinho ou se aventurar por uma trilha de 4 km [cerca de 1 hora de meia de caminhada].


PRAIA DA SUMACA


Foto: Shutterstock

Já se o objetivo é fugir ainda mais das pessoas, a dica é visitar a Praia da Sumaca. Para chegar lá, é preciso pegar um barco – em uma parte do trecho – e depois trilha de mais ou menos 40 minutos. A praia quase deserta, se não fosse pelo único restaurante que serve almoço e bebida aos turistas, é um sossego sem igual. Para deixar tudo ainda melhor, o mar sem ondas oferece uma piscina de fundo infinito para quem quiser relaxar.


COMO CHEGAR


Foto: Shutterstock

Chegar até Pouso da Cajaíba não é uma das tarefas mais fáceis e talvez por isso o lugar seja extremamente bem preservado e com menos turistas. A única forma de alcançar esse pequeno paraíso é de barco. Por isso, a dica é preparar uma mala pequena e se jogar na aventura.

Partindo de Paraty ou Paraty Mirim, são cerca de 50 minutos de viagem pelo mar, sendo possível encontrar opções mais turísticas que param em cada praia da região – esta última demora cerca de 2 horas. De qualquer forma, a experiência é única e bem diferente do que costumamos fazer. Para quem está de carro, existem diversos estacionamentos onde é possível deixar o automóvel antes de embarcar.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 12 Fev 2020.