Guia da Semana

Você já ouviu falar em Trindade? Trata-se de um vilarejo bem próximo à Paraty, no Rio de Janeiro, onde os turistas encontram muito verde e águas cristalinas, sendo uma boa alternativa para quem quer conhecer a região e encontrar preços mais acessíveis. A charmosa vila de pescadores está se tornando point de turismo nos últimos tempos, já que foge do tradicional e oferece um ambiente rústico sem exageros, mas com muitos atrativos.

Para te inspirar, o Guia da Semana fez um roteiro com lugares imperdíveis para conhecer em Trindade. Confira:

A VILA DE TRINDADE


Foto: Shutterstock

A 15 minutos de Paraty, passando por uma estrada de terra cheia de curvas, está o Vilarejo de Trindade. Pequeno, simples e rústico, o espaço reserva o essencial para os turistas que querem curtir a natureza sem precisar de luxo. Com campings a beira-mar e pousadas, o destino é famoso por seus preços mais atrativos – mas sem tantas opções.

Os restaurantes com música ao vivo embalam as noites quentes, assim como o movimento das lojinhas e vendedores ambulantes pelas calçadas do espaço. Poucos passos são suficientes para conhecer toda a vila e seus comércios. O agito mesmo se dá na parte do dia, quando visitantes de Paraty costumam desembarcar por lá para curtir as praias e cachoeiras.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM TRINDADE.

PRAIAS E CACHOEIRAS


Foto: Shutterstock

Se por um lado a infraestrutura pode deixar a desejar, por outro Trindade esbanja roteiros de praias e cachoeiras para todos os gostos. Com opções de fácil acesso e outras que exigem caminhada pela mata, o destino é um dos preferidos dos aventureiros. Para quem procura uma boa infraestrutura, a Praia do Rancho é a melhor escolha: quiosques a beira-mar fazem o turista se esbanjar com cerveja gelada e petiscos o dia todo. Já para quem quer curtir águas cristalinas, a dica é conhecer a Praia do Meio: uma formação rochosa dentro do mar a divide no meio. O cenário é bem bonito e muito movimentado na alta temporada.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM TRINDADE.

PRAIA DO CACHADAÇO


Foto: Shutterstock

A atração principal de Trindade é com certeza a Praia do Cachadaço. Com uma longa faixa de areia e mar movimentado, é necessário que o turista pegue uma pequena trilha para alcançar o lugar. Mesmo na alta temporada, a praia costuma ficar mais vazia já que é completamente deserta.

Pegando uma trilha de dificuldade média ao final da praia, chega-se à Piscina Natural do Cachadaço, uma formação rochosa que impede com que as ondas do mar cheguem até as pedras, formando uma piscina de águas cristalinas com peixinhos nadando por lá. É perfeito para quem quer praticar snorkelling ou está com crianças.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM TRINDADE.

CACHOEIRA DA PEDRA QUE ENGOLE


Foto: Shutterstock

Uma das cachoeiras mais famosas de Trindade é a Pedra que Engole, uma queda d'água que passa por dentro de algumas pedras. Por isso, o turista pode 'escorregar' ou ser engolido pela pedra, caindo em uma gruta natural. Para chegar até lá, é preciso pegar uma trilha partindo da Praia do Meio, onde é possível conhecer duas outras cachoeiras: a do Escorregador e Poço Fundo.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM TRINDADE.

BATE E VOLTA: PRAIA DO SONO


Foto: Shutterstock

Bem próximo de Trindade está a Praia do Sono, uma das mais bonitas da Costa Verde [região que liga o Litoral Norte de São Paulo ao Rio de Janeiro]. Com quase nenhuma infraestrutura, quem vai até o Sono é para curtir uma praia deserta e acampar em meio à natureza.

Com trilhas, praias próximas e um sossego sem igual, a Praia do Sono é a opção de passeio bate e volta para conhecer um lugar mais tranquilo e com menos turistas. Para chegar até lá, existem dois jeitos: trilha ou barco. Ambos partem do Condomínio Laranjeiras, bem próximo a entrada de Trindade.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 22 Jul 2019.