Guia da Semana

Os fãs de gastronomia tem agora um motivo especial para ligar a televisão no período da noite, aliás, um não, três motivos. A moda dos realitys finalmente chegou às cozinhas brasileiras. Esqueça fazendas e casas de vidro, os programas agora acontecem entre receitas e panelas.

Isso porque atualmente há três grandes reality shows no ar na TV brasileira:Masterchef, da Band, Cozinha Sob Pressão, recém-inaugurado no SBT e a segunda temporada de Cozinheiros em Ação, do canal pago GNT.

Rendendo uma boa audiência à Band, o Masterchef é a versão brasileira do programa inglês e traz participantes amadores sendo julgados por grandes chefs. Quem compete com o programa é o Cozinha Sob Pressão, programa do SBT que estreou este mês e é a versão brasileira do Hell’s Kitchen, apresentado pelo famoso chef Gordon Ramsay.

Já o GNT aposta num programa originalmente brasileiros e com receitas focadas na gastronomia do nosso país. A segunda temporada de Cozinheiros em Ação já está no ar e tem apresentação do francês Olivier Anquier.

Confira os detalhes de cada programa e saiba onde assisti-los:

Masterchef Brasil

A versão brasileira do programa MasterChef tem comando da jornalista Ana Paula Padrão. Sucesso em todo o mundo, o reality show em que o talento e a paixão pela culinária são testados ao limite já foi visto por mais de 250 milhões de telespectadores em 145 países. Ao longo de 17 episódios, o MasterChef vai transformar um cozinheiro amador em um chef profissional. Para tanto, grandes nomes da gastronomia julgam os pratos preparados pelos 16 candidatos: Erick Jacquin (Tartar&Co), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia) e Paola Carosella (Arturito). O grande vencedor levará um prêmio de R$ 150 mil, um Fiat Fiorino refrigerado e uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris.

Onde assistir: Na Band às terças, a partir das 22h45. É possível também ver os vídeos do programa.

Cozinha Sob Pressão

O Cozinha Sob Pressão é a versão brasileira do sucesso internacional Hell’s Kitchen. No programa, 14 profissionais têm de dar duro e encarar a personalidade forte do chef Carlos Bertolazzi, que não poupa críticas. Tudo para conquistar o grande prêmio do reality show: o valor de R$ 100 mil em barras de ouro. A cada episódio, as equipes preparam pratos propostos pelo exigente Bertolazzi e precisam convencê-lo de que sabem bem como lidar com a pressão de uma cozinha de um restaurante profissional. Os vencedores das provas podem curtir uma folga, enquanto os perdedores enfrentam duras tarefas.

Onde assistir: No SBT aos sábados, às 21h30. É possível também acompanhar pelo canal do programa no Youtube os episódios completos.

Cozinheiros em Ação

Olivier comanda uma deliciosa competição entre cozinheiros em sua segunda temporada. A cada semana um novo desafio tira um dos participantes do show culinário. Ao longo de 13 episódios, ‘Cozinheiros em Ação’ vai mostrar 18 candidatos de todo o Brasil preparando desde os famosos PFs até pratos vegetarianos. As provas temáticas serão sempre baseadas na cozinha caseira. Os participantes serão julgados por um júri formado por Ivan Achcar, Monica Rangel e Renata Vanzetto.

Onde assistir: No GNT às quintas, às 20h30.

Por Marina Marques

Atualizado em 17 Abr 2015.