Guia da Semana

Em 1998, o mundo viu estarrecido o personagem de Jim Carrey descobrindo que era uma invenção da televisão, para que as pessoas pudessem acompanhar cada passo de sua vida. O filme ‘’O Show de Truman’’ logo se transformaria em sucesso pelo inusitado, afinal, quem poderia querer acompanhar não só a vida, mas também as bizarrices comuns a muitos seres humanos?

+ Relembre alguns dos melhores programas de namoro da TV
+ Relembre alguns dos melhores programas do Silvio Santos
+ Veja quais são os melhores talk shows internacionais

Pois é... Um ano depois, em 1999, nascia o mais famoso programa da franquia reality show do mundo, o Big Brother, cujos programas são líderes de audiência até hoje em diversos países. A partir daí, só invenções cada vez mais bizarras. Você já imaginou participar de um reality show em Marte, mas sem volta? Ou, quem sabe, transformar seu rosto no de seu artista preferido? Há, ainda, o programa que tinha uma paciente terminal e tudo girava em torno da escolha de um doador de rim para ela.

Confira os reality shows mais estranhos do mundo

Marte I

Em 2023, o projeto Marte I, financiado por uma empresa holandesa, vai levar quatro pessoas para morar em Marte. É uma viagem só de ida, já que os custos são estratosféricos para se voltar à Terra. Para pagar parte da jornada, tanto a seleção dessas pessoas como o treinamento e o tempo de residência no planeta se transformariam em um reality show.

Bridalplasty

Esse reality durou pouco, de novembro de 2010 a janeiro de 2011, no canal E!, dos Estados Unidos, e acompanhou 12 mulheres. Elas competiam para ganhar tanto o casamento dos seus sonhos, como uma série de cirurgias plásticas.

The Big Donor Show

Um dos mais polêmicos reality shows da emissora holandesa BNN tinha a proposta de ressaltar a falta de doadores de rim no país. No programa, uma mulher doente, em fase terminal, tem de escolher um entre três pacientes para receber o órgão. Teve um único episódio em 2007.

I Want a famous Face

Esse reality show também teve vida curta, entre 2004 e 2005, e foi exibido na MTV. No programa, jovens se submetiam a cirurgias plásticas para ficarem parecidos com ídolos como Pamela Anderson, Britney Spears, Brad Pitt, entre outros. Durante os programas, apareciam casos de pessoas cujas cirurgias deram errado e que resultaram em problemas de saúde.

A Casa dos Desesperados

Apresentado pela TV Gazeta, no programa Show do Mallandro, em 2002, é considerado um dos mais bizarros da TV brasileira. Trancados em um pequeno apartamento, 10 candidatos competiam a um prêmio de mil reais e uma cesta básica. Virou sucesso imediato e chegou a colocar a emissora em segundo lugar no Ibope em um dos dias de exibição.

The Big Brother

Impossível não falar de reality shows estranhos e não tocar no nome desse que iniciou a série. Há versões do The Big Brother em todo o mundo e, ao contrário do que o nome indica, o que ajuda a alavancar a audiência é quando todos os participantes começam a brigar sem parar. No Brasil, em 2014, será a vez da 14ª edição em que, diariamente, cada passo, e isso significa idas ao banheiro, conversas ao pé do ouvido, juras de amor entre casais e até as mais quentes fofocas, são transmitidas 24 horas ao público.


Atualizado em 8 Jan 2014.