Guia da Semana

Todos conhecem, bem ou mal, o Sílvio Santos. Este grande representante da televisão brasileira foi o responsável por trazer programas televisivos de formato norte americano para o Brasil. Seus programas de auditório logo conseguiram chamar a atenção de um grande público, era a primeira vez de fato que as pessoas podiam participar mais ativamente de um programa, aparecendo como calouros de shows de talentos, fazendo perguntas e participando das brincadeiras.

+ Confira nossa lista com as melhores novelas mexicanas
+ Relembre alguns dos melhores programas de namoro da TV
+ Veja quais são as maiores apresentadoras da Tv brasileira

Com o passar dos anos, Sílvio Santos continuou apostando nas fórmulas que deram certo. Seus programas se caracterizam por ser uma miscelânea de atrações, juntando vídeos humorísticos de câmeras escondidas, gincanas realizadas no palco, cujos participantes são pessoas escolhidas do público e muito mais. Desde sua estreia, nos idos dos anos 1960, ele foi capaz de manter um bom índice de audiência e de se renovar, mesmo mantendo como base os padrões de programação que o tornou popular. Veja agora alguns de seus programas mais representativos.

Relembre os melhores programas do Silvio Santos

Jogo dos pontinhos

Nesse programa de formato bastante conhecido, cinco artistas são escolhidos para responder perguntas. Eles são todos dispostos numa posição de jogo da velha. Ao mesmo tempo, participantes do auditório também são chamadas pelo apresentador para responder as perguntas. Quando a resposta é a mesma, o artista ganha um ponto. A escolha das participantes é interessante: o apresentador elege algum objeto de uso comum das mulheres e a participante que apresentar mais rápido esse objeto ganha o direito de responder a pergunta. O jogo oferece a oportunidade de que o participante formule suas próprias perguntas para fazer ao artista.


Topa tudo por dinheiro

Esse é o grande clássico entre os programas do Sílvio Santos. O Topa Tudo Por Dinheiro teve o seu debute no final da década de 1980. O formato do programa acompanha as tradições de shows de auditório, em que diversas participantes fazem parte de quadros ao longo do programa. Entre gincanas de palco, perguntas e respostas, o grande destaque desse programa foram mesmo as câmeras escondidas. Esse segmento do programa acabou por criar celebridades da câmera escondida, como é o caso do ator Ivo Holanda que ficou famoso apenas por sua participação extensa no quadro. Ao final do quadro, alguma participante recebia uma pergunta sobre o que acabara de assistir. Caso respondesse corretamente, recebia uma premiação em dinheiro. Era bastante comum também que o apresentador Sílvio Santos lançasse um bolo de dinheiro no ar para que as pessoas no auditório tentassem pegar as notas. O programa teve um bom tempo de duração e terminou em 2001. No entanto, retornou à programação normal no ano de 2008, dessa vez sob o nome de Programa do Silvio Santos. Como novidade, o programa trazia quadros de outros programas como Qual é a música e Hot, hot, hot.


Qual é a música

Esse programa sempre passou no período das tardes de domingo. Os convidados eram artistas da música brasileira que procuravam vencer diversos jogos que envolviam o conhecimento musical de cada um. O programa foi grande líder de audiência em sua época.


Ao que parece, Sílvio Santos ainda tem fôlego para continuar alegrando os domingos da família brasileira. Embora aposte sempre nos mesmos formatos, ele vem provando que o entretenimento simples nunca deve ser esquecido quando a intenção é divertir.


Atualizado em 6 Jan 2014.