Guia da Semana

Guia da Semana

Passeio obrigatório para os turistas que visitarem Recife, a Casa da Cultura de Pernambuco está instalada na antiga casa de detenção da cidade, com obras iniciadas em 1850. Inaugurado em 1855, o prédio possui formato de cruz e é composto por quatro raios que correspondem aos pontos cardeais, incluindo três pavimentos e um saguão central coberto por uma cúpula metálica (o Mirante). Tombado como patrimônio histórico e artístico, o espaço foi penitenciária por 118 anos.

+ Confira passeios imperdíveis no Recife

Inaugurada em 1976, a Casa da Cultura foi ideia do antigo chefe da Casa Civil Francisco Brennand anos antes, colocada em prática apenas nesta data. O objetivo era transformar o local num centro de literatura, teatro, música e artes plásticas. Hoje, o local conta com artesanato de mais de 149 municípios. Além disso, as antigas celas foram transformadas em 150 lojinhas, livrarias e lanchonetes, mas uma delas permanece exatamente como os presos a deixaram.

O pátio externo foi reformado e abriga shows e manifestações, além de uma praça de alimentação com pratos típicos como pamonha, tapioca, acarajé e outros. É lá que também está instalada a única livraria especializada em livros de Pernambuco, um cybercafé, sala de pesquisa e cursos, teatro, concha acústica e o Museu do Frevo.

Mapa do local

Casa da Cultura de Pernambuco

Horário(s) Segunda a sexta, 9h às 18h; sábado, 9h às 17h; e domingo (apenas algumas lojas), 9h às 14h.

Endereço
Rua Floriano Peixoto, s/n, 50020-060

Telefone (81) 3224-0557

Site do estabelecimento

Atualizado em 27 Mai 2013.