Guia da Semana

10 truques para facilitar seu dia a dia na cozinha

Confira dicas muito práticas para agilizar sua rotina.

Algumas tarefas na cozinha são tão rotineiras, que às vezes acabamos nos esquecendo que é possível facilitar o dia a dia. Atividades como tirar a pele do tomate ou descascar o alho são muito simples, mas podem te fazer perder muito tempo.

Para ganhar alguns minutinhos do seu dia e também facilitar a vida, o Guia da Semana preparou uma lista com 10 truques que vão te ajudar muito na hora de cozinhar, todas práticas e rapidinhas! Confira:

Descascar ovo cozido em 10 segundos

Só de pensar em descascar um ovo cozido já bate aquela preguiça de preparar o alimento. Mas e se te dissermos que é possível tirar toda a casca em 10 segundos? Para realizar o truque basta assoprar o ovo da casca, que ele irá pular na sua mão! Veja como:

Gelar bebida rapidamente

Descascar alho em 30 segundos

Assim como o ovo, descascar alho é uma tarefa bem chata. E pior ainda, é essencial para as receitas do dia a dia, então aprender essa técnica vai definitivamente facilitar sua vida. A boa notícia é que para realizar a dica, você só precisa do alho e um pote grande com tampa! Confira:

Morango sem talo

Descascar cebola sem chorar

O que faz a gente chorar é a ação da faca que mistura as duas sessões da cebola uma composta por enzimas e outra por sulfuretos, quando os dois se unem produzem o ácido sulfénico e é transformada em um gás. Quando o gás entra em contato com a água, uma vez que os olhos estão constantemente úmidos, é produzida uma solução fraca de ácido sulfúrico. O organismo se defende produzindo mais lágrimas. Duas dicas bem inusitadas, mas que funcionam, são: colocar um ventilador ao lado na hora de cortar a cebola, ou então encher a boca de água, por incrível que pareça, essa técnica melhor muito a sensação na hora de cortar cebola.

Como cortar tangerina mais facilmente

Basta cortar o lado de cima e a base da fruta e "desenrolar" os gomos.

 

Técnica para retirar pele e sementes do tomate

Eis um truque infalível para tirar a pele do tomate antes de preparar deliciosos molhos e refogados: com uma faca afiada, corte um “X” na base do tomate e coloque-o numa panela com água fervendo por alguns segundos. Em seguida, mergulhe-o numa tigela com gelo e água. A partir do “X”, retire a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a casca se desprenda facilmente.

Arroz queimado

Se por um descuido o arroz grudou no fundo na panela, não se desespere. Existe um truque para aproveitar somente a parte que não foi queimada, mas sem aquele gosto desagradável. Coloque uma fatia de pão branco e feche a panela durante 5 minutos. O pão vai absorver o sabor de queimado e em seguida, você pode servir o arroz normalmente.

O ponto certo da gema

Fazer gelo rapidinho

A dica de como formar gelo rapidamente é colocar água fervida nas forminhas no lugar de água com temperatura normal. Por incrível que pareça, isso acelera a formação do gelo.

Atualizado em 16 Fev 2016.

Por Marina Marques
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Chef Jamie Oliver abre terceira unidade de seu restaurante no Brasil; saiba mais!

Curitiba é a casa da mais recente unidade do Jamie´s Italian

Holy Burger promove festa mexicana com pratos inspirados no país neste domingo, 27 de maio; saiba mais!

A hamburgueria vai abrir especialmente no domingo, dia 27, das 12h às 22h

Outback lança sobremesa com brownie na versão doce de leite

A famosa sobremesa Thunder ganha uma nova versão feita com doce de leite argentino

Chef de A Casa do Porco abre sorveteria no centro de São Paulo; saiba mais!

A proposta da casa é vender sorvetes softs, com ingredientes naturais e sem aditivos

Promoções imperdíveis para o Dia do Hambúrguer 2018 em São Paulo

Veja onde comer opções do lanche e comemorar esse dia pra lá de apetitoso

Taco Bell lança sobremesa recheada com chocolate KITKAT®

Mini burrito feito com o chocolate é a nova opção de sobremesa do restaurante