Guia da Semana

Quem vive na Zona Leste sabe como não é preciso ir muito longe para encontrar paraísos gastronômico. Essa região de São Paulo abriga todos os tipos de culinária, da nordestina à francesa, da japonesa à mexicana.

Porém, para quem não costuma frequentar a região, fica a dica: está na hora de explorar a gastronomia da Zona Leste! Conheça 13 restaurantes que valem a "viagem" até a zona leste de São Paulo.

Pizzaria Ideal (Belenzinho)

Construída na década de 40, como uma pequena casa, a Pizzaria Ideal foi atraindo um público fiel, principalmente como ponto de encontro de quem estava indo e voltando das baladas da região. Com o passar dos anos, a pizzaria foi crescendo e, além das pizzas, o local passou a servir carnes, frango, saladas, porções e muito mais. Localizada no bairro do Belém, na esquina da Av. Álvaro Ramos com a Rua Padre Adelino, bem próxima a estação de trens da Quarta Parada, a Pizzaria Ideal é daqueles lugares simples e megatradicionais, onde você encontra tesouros gastronômicos longe do glamour. Não saia sem pedir a pizza de mussarela no próprio balcão.

Avenida Álvaro Ramos, 798 - (11) 2605-7492 Leia mais

Cadillac Burger (Mooca)

Localizada na Mooca, a Cadillac Burger traz a inspiração norte-americana para o cardápio e também para a decoração. No menu, entradas como: chicken wings, home made rustic fries, onion rings e pop dog. Além dos hambúrgueres, a casa também conta com hot dog, sanduíches, saladas e carnes (Ribs BBQ e Grilled Rib Eye Steak). As sobremesas também são as típicas deícias americanas: brownie, cheesecake, apple pie e lemon pie.

Rua Juventus, 296 - (11) 2273-8074 Leia mais

Cereja Flor Café Bistrô (Tatuapé)

Com um cardápio incrível de sobremesas, o Cereja Flor Café Bistrô conta com taças de milk-shake exuberantes, Surprise Ball (uma bola de sorvete cobertura com chocolate que derrete com calda quente) e tantas outras receitas de encher os olhos. O local também serve pratos quentes, como a parmegiana, e drinks.

Rua Tariana, 60 - (11) 2671-0326 Leia mais

Condimento (Tatuapé)

A casa, que possui design em estilo provençal, oferece refeições completas e diversificadas. Para quem gosta de saborosos doces, o estabelecimento oferece muitas opções de quitutes, como a torta de blueberry quente e o brownie de bombom Alpino.

Rua Itapura, 1400 - 3554-1525 Leia mais

Pizzaria do Ângelo

Uma das mais tradicionais da região, a Pizzaria do Ângelo, na Mooca, traz pizzas com recheios fartos, das tradicionais às mais exóticas. A mais famosa da casa é a pizza de Camarão, que leva molho de tomate fresco, camarões selecionados, cebola, salsa e azeitonas.

Rua Sapucaia, 527 - (11) 2692-5230 Leia mais

Bacalhoeiro (Tatuapé)

Assim como o nome já anuncia, o Bacalhoeiro traz pratos clássicos da gastronomia portugues, que vão da entrada à sobremesa. Em um ambiente com 600m², o local tem no cardápio petiscos, saladas, sopas, especialidades com bacalhau, peixes e frutos do mar, carnes e aves, especialidades no forno a lenha, arroz e massas, doces e pães caseiros. Destaque para o Bacalhau à Lagareiro com Batatas ao murro e o Bacalhau à Braz (desfiado com azeitonas verdes, cebola, batata palha, azeite, pimenta, ovos e salsinha).

Rua Azevedo Soares, 1580 - (11) 2293-1010 Leia mais

A Casa do Churro (Tatuapé)

A Casa do Churro foi criada pela família espanhola Farré Martinez, que imigrou para o Brasil em 1954. O ambiente simples é procurado por apaixonados pela estrela do local: o churro em roda. Com três metros de comprimento, ele é servido com coberturas de doce de leite, catupiry e romeu e julieta. Já os famosos recheados chegam à mesa nos sabores doce de leite, bombom de chocolate preto com chantilly e bombom branco com doce de leite. Há também os salgados, feitos de bacalhau, frango com requeijão, mussarela e tomate seco com requeijão e catupiry. Para quem aposta em frutas, é possível adquirir maçãs, peras, uvas, abacaxis, bananas e morangos carameladas ou cobertas por chocolate ao leite ou branco.

Rua Rodrigues Barbosa, 232 - (11) 2671-9044 Leia mais

Pizzaria Valentina (Anália Franco)

Degustar uma pizza em um ambiente rústico e ao mesmo tempo acolhedor é a proposta da Pizzaria Valentina. Ao adentrar no espaço, o visitante vai se sentir em uma fazenda, já que o estabelecimento abriga exuberantes plantas e flores. No cardápio, diversos tipos e sabores. A Achiropita traz mussarela, pesto de tomate seco, manjericão e lascas de parmesão e a Valentina vem com peito de frango, molho de tomate especial e requeijão. Outra muito pedida é a Beef Lizard, com molho de tomate, lagarto defumado, mussarela de búfala, pepino japonês e molho pesto azeitona. Caso o cliente prefira, qualquer pizza pode ser feita com massa integral. Mas antes de escolher a redonda, para abrir o apetite, o freguês pode solicitar saladas e porções, como as de provolone, berinjela ao forno, batata frita e frango à passarinho.

Rua Luiz dos Santos Cabral, 201 - (11) 2671-2215 Leia mais

Macaxeira Restaurante e Cachaçaria (Tatuapé)

O típico restaurante de comida nordestina em plena Zona Leste traz delícias fartas. Entre os destaques da Macaxeira Restaurante e Cachaçaria, estão o Baião-de-Dois, Feijão de Corda, Caldo de Feijão (com pedacinhos de torresmo por cima), Sarapatel e outras tipicidades. Já entre as especialidades da casa, está a Carne-de-Sol Assada (carne-de-sol preparada artesanalmente e servida com manteiga-de-garrafa alho assado, pimenta biquinho e chips de macaxeira), um dos pratos mais pedidos da casa. Tem também o Escondidinho de macaxeira, charque e queijo coalho e os irresistíveis Dadinhos de Tapioca. A casa também conta com dezenas de opções de cachaça.

Rua Emília Marengo, 185 - (11) 2671-2233 Leia mais

Bracia Parrilla (Tatuapé)

Inaugurado em 2001, o Bracia Parrilla se instalou em uma ampla casa em uma das mais movimentadas ruas da Zona Leste, a Azevedo Soares. Dividido em três ambientes - mezanino, varanda e bar -, o estabelecimento é especializado em carnes feitas na parrilla argentina. Entre as opções de cortes de carne, destaque para o ancho no espeto, o parrilleiro e o chorizo - com aproximadamente 450g. O cardápio ainda abriga opções como a truta grelhada ao molho à base de vinho branco e risoto de brócolis. Para harmonizar, a carta de vinhos contém cerca de mil rótulos.

Rua Azevedo Soares, 1008 - (11) 2295-0099 Leia mais

La Pergoletta (Tatuapé)

Desde 2002 no Tatuapé, o La Pergoletta serve legítimas receitas napolitanas com a aprovação do chef italiano Elia Seganti. Em aconchegante casa, o restaurante reúne clientela fiel por conta de suas massas artesanais dispostas nas louças pintadas à mão. Para iniciar com o pé direito, aposte no couvert, com pães de fabricação própria e bem temperada caponata, ou no Antipasto Italiano, repleto de queijos e conservas. Entre os pratos principais, risotos, lasanhas e pastas que servem de duas a três pessoas. Destaque para o polpettone recheado de mussarela e banhado por molho de tomate, e o ravióli de abóbora com amaretto e ragu de ossobuco. Com sobremesas produzidas na cantina, escolha entre profiteroles ou torta musse de chocolate amargo com banana caramelada. Os clientes também podem comprar massas congeladas em loja ao lado do restaurante.

Rua Itapura, 1478 - (11) 2092-3330 Leia mais

Temakeria Paulista (Tatuapé)

Desde de 2008, a Temakeria Paulista, no Tatuapé, oferece temakis famosos pelo tamanho generoso. Uma das opções tradicionais é o temaki de salmão e atum, já nos especiais está o hot e o de lula com shimeji. Outras opções são os pratos quentes e sobremesas, como o yakissoba de frutos do mar e o tempurá de banana com sorvete.

Rua Serra do Japi, 1436 - (11) 2268-0889 Leia mais

Don Miguel Mexican Bar (Tatuapé)

A inspiração mexicana do Don Miguel Mexican Bar deixa os clientes apaixonados pela refeição bem temperada e colorida. Com ambiente de bar que agrada o (exigente) gosto brasileiro, tem salão amplo e fachada de estilo requintado. O cardápio serve tapas, burritos, nachos, saladas, chili, quesadillas e enchilhadas. Além do menu típico, almoço e jantar podem ser degustados no estilo rodízio, combinando entradas, pratos principais e sobremesas ao gosto do freguês. Na seleção de bebidas, opções de tequilas, margueritas e mojitos. A cerveja, preferência nacional, também não fica de fora, com sugestões de marcas brasileiras e duas mexicanas: a Sol e a Dos Equis.

Rua Itapura, 757 - (11) 2097-6383 Leia mais

Por Marina Marques

Atualizado em 11 Set 2016.