Guia da Semana
Restaurantes
Por Marco Sá

15 lugares para comer hambúrgueres caprichados no Rio de Janeiro

Venha se deliciar com alface, tomate, carne... e o que mais tiver pela frente.

Demas & Divas, na Vila Valqueire (Divulgação)

Sempre presente no paladar do carioca, o tradicional hambúrguer atualmente tem opções bem mais elaboradas que antigamente. É crescente o número de hamburguerias que abrem ano a ano, além de pubs, restaurantes e lanchonetes que apostam no sanduíche.

Para facilitar a vida do glutão, o Guia da Semana selecionou 15 lugares para comer hambúrgueres caprichados no Rio de Janeiro

PepperDog

Tudo na casa é artesanal, inclusive a linguiça do cachorro quente. Especializada em burger e hot dog, vale experimentar o BullHound, por exemplo: pão de batata, 200g de hambúrguer de fraldinha moída no dia, (muito) queijo de minas gratinado, molho especial da casa e cebola caramelizada.

Rua da Passagem, 143 - 21 2543-4282 Leia mais

Demas & Divas

Localizado na Vila Valqueire, mas também com uma unidade no Recreio dos Bandeirantes, o Demas tem hambúrgueres especiais em seu cardápio, com destaque para o 44 Burger, com 2 hambúrgueres de picanha - 400 g de carne! -, alface, tomate, bacon, mussarela e um tempero exclusivo.

Rua das Rosas, 126 - 21 2453-3351 Leia mais

Fry's Burgers

Tem gente que torce o nariz para fast food, muitas vezes com razão. Mas no Fry’s mesmo assim é caprichado. Conseguiram unir ingredientes frescos à agilidade das lanchonetes norte-americanas. O cliente pode montar seu hambúrguer e escolher diversos queijos como gorgonzola e emmental, além de vários acompanhamentos incluindo uma maionese artesanal exclusiva.

Avenida das Américas, 500 - 21 2493-2716 Leia mais

Vikings

Com uma unidade na Tijuca e outra em Nova Iguaçu, o Vikings capricha nos burgers especiais, com opções bem exclusivas, como o Elfo, de salmão. Destaque também para o Cheddar Rib, servido no exclusivo pão australiano, hambúrguer de costelinha, cheddar derretido, cebola reduzida ao shoyu e cebolinhas empanadas crocantes.

Rua Almirante João Cândido Brasil, 86 - (21) 2238-6633 Leia mais

Comuna

O lugar já é legal só pra conhecer, misturando boa música com galeria de arte, mas o hambúrgueres da casa também merecem destaque. O Porcola chama a atenção pela exclusividade; inspirado em uma receita vietnamita, é feito com sobrepaleta de porco moída com bacon e temperada com manjericão, cebolinha, fish sauce, molho de pimenta e alho, acompanhada de picles de nabo, cenoura, pimenta dedo de moça, maionese de coentro, salada e queijo gouda.

Rua Sorocaba, 585 - 2225-0362 Leia mais

The Fifties

A casa paulistana segue o estilo americano dos anos 50 e já tem lojas em vários estados. Com uma variedade enorme no cardápio, é difícil escolher um destaque, mas uma combinação que deu certo é hambúrguer com aneis de cebola. Então, que tal um Onion Burger? Hambúrguer da casa de 240g, creme de queijo e onion rings no pão de hambúrguer tradicional.

Avenida das Américas, 4.666 - (21) 3486-6970 Leia mais

T. T. Burger

Criação do chef Thomas Troisgros, o T. T. aposta na exclusividade das receitas com itens exclusivos, desde o blend de carnes selecionadas ao ketchup de goiabada. Além do já consagrado T.T. Burger e ingredientes surpresa a cada dia, tem uma opção para quem não come carne: shitake. Esse é bem caprichado.

Avenida Olegário Maciel, 460 - (21) 96458-8675 Leia mais

Irajá Gastrô

Criação do chef Pedro Artagão, é feito com contrafilé australiano do gado Black Angus moído em 200g de carne, em cima de uma compota de bacon e coberto com queijo minas padrão e cebola confitada no pão tostado na manteiga.

Rua Conde de Irajá, 109 - (21) 2246-1395 Leia mais

Hell's Burguer

A cada em Botafogo é uma hamburgueria nos moldes tradicionais. Com cheddar derretido, dá para escolher dois tipos de carne: 100% costela ou costela e bacon, meio a meio, ambos com 210g.

Rua Muniz Barreto, 805 - (21) 3442-9174 Leia mais

Montagu’s Restaurante e Sanduicheria

A casa já é conhecida pelos sabores criativos e no fim do ano o chef Antonio Luiz Bezerra da Cruz aprontou mais uma, que acabou ficando no cardápio. É o hambúrguer de bacalhau, feito com bacalhau desfiado e grelhado no azeite extra virgem. Vem coberto com queijo Philadelphia, alface e tomate. No acompanhamento, palitinhos crocantes de polenta com toque de linguiça calabresa e molho francês (creme de alho).

Rua Siqueira Campos, 29 - (21) 2547-4171 Leia mais

Beco do Hamburguer

Escondido no Beco dos Barbeiros, entre as ruas do Carmo e Primeiro de Março, fica esta hamburgueria administrada pelos irmãos Fernando e Marco Antonio Bornia. Sempre cheio, o ambiente é bacana e a receita da carne é exclusiva, uma mistura de acém e peito da raça nobre angus. O pão é de batata e macio e o cliente escolhe os acompanhamentos. A batata também é bem gostosa, salpicada de páprica.

Beco dos Barbeiros, 6a - 21 3553-9181 Leia mais

Pub Escondido, CA

Não bastasse as mais de 20 torneiras de chopp artesanal, a casa também tem 16 hambúrgueres caprichados no cardápio. Destaque para o Cheddar Bacon, feito no Pão Guerin, 200g de angus, bacon, cheddar, cebola roxa caramelizada no shoyu, alface americana, tomate caqui grelhado e um molho de sua preferência, que pode ser o especial Jack Daniel’s.

Rua Aires Saldanha, 98 - (21) 2522-9800 Leia mais

Destemidos Pub & Burgueria

Um casarão do século XIX em Botafogo com a fachada tombada abriga essa empreitada dos sócios Diego Vasquinho, Lannes Junior e Walter Spolidoro. O carro-chefe da casa é o Onion Beerger, feito com 220g de carnes selecionadas e munido de cebola roxa marinada na cerveja escura e queijo cheddar. Para acompanhar, batatas chips ou rústicas. Ainda tem os molhos da casa: Ketchup de goiabada, molho de laranja e pimenta agridoce.

Rua Farani, 14 - 21 3734-0777 Leia mais

Temporada

Além da vista exuberante do Arpoador e dos bons drinks no cardápio, é possível pedir um delicioso hambúrguer de... caranguejo! Esse vem acompanhado com um molho cru de manga e chips de tubérculos.

Rua Francisco Otaviano, 177 - (21) 2523-0066 Leia mais

Boteco Carioquinha

Com diversas cervejas artesanais e verdadeiras comidas de boteco no cardápio, o hambúrguer da casa não faz feio: metade fraldinha e metade filé de costela bovina com mussarela e agrião.

Avenida Gomes Freire, 822 - (21) 2252-3025 Leia mais


Por Marco Sá

Atualizado em 31 Mar 2016.

Mais notícias

Onde comemorar o Dia da Gula 2020 em São Paulo

Restaurantes

17 lugares para comer picadinho em São Paulo

Restaurantes

15 restaurantes em São Paulo que funcionam há mais de 50 anos

Restaurantes

Mais de 20 restaurantes para comemorar o Aniversário de São Paulo 2020

Restaurantes

Conheça os restaurantes da chef Renata Vanzetto em São Paulo

Restaurantes

12 bares e restaurantes em prédios icônicos de São Paulo que você precisa conhecer

Restaurantes