Guia da Semana

Para fazer uma pausa, uma pequena reunião ou simplesmente degustar, as cafeterias geralmente são ambientes acolhedores com aromas agradáveis por todos os lados.

O Guia da Semana selecionou alguns estabelecimentos no Centro do Rio para apreciar um bom café, bater um bom papo, ler um livro ou trabalhar mesmo. Confira:

Café do Bom, Cachaça da Boa

Dentro de um prédio tombado pelo patrimônio histórico, o local merece ser visitado. A decoração retrô divide espaço com livros antigos e a própria história do prédio onde está instalado. Além dos cafés, claro, a casa tem mais de cem rótulos de cachaça e petiscos muito elogiados, como as torradinhas de pão de queijo, chamadas de tareco, e a linguiça alemã.

Onde: Rua da Carioca, 10

Café Cereja

Em uma das ruas cercadas de escritórios do Centro, o Cereja é um pequeno café num movimentado edifício comercial. Apesar do tamanho, a variedade de café é grande, desde o mais pedido expresso até o café gelado Universitário, por exemplo. O lugar também é uma alternativa para o almoço, servindo sanduíches, saladas e pratos executivos.

Onde: Rua da Assembléia, 10

Café Arlequim

O Café Arlequim é anexo ao histórico Paço Imperial e é uma referência de cultura na região da Praça XV, misturando música, cinema e literatura. Muitas vezes conhecido por ser uma livraria, o espaço, com ambientes distintos, também é um bistrô, loja de discos e cafeteria… é um desses bons lugar para comprar discos raros, comer, beber e desopilar.

Onde: Praça XV de Novembro, 48, loja 1

Armazém do Café

Outro local aconchegante do Centro em uma rua extremamente comercial, o Armazém do Café é ideal para pequenos grupos, com suas mesas de madeira, ou sozinho mesmo no balcão. É filial, cuja sede está em Ipanema, com lojas também no Leblon e Barra da Tijuca. Se as sobremesas chamam a atenção, o cliente também tem a opção de comprar o café - em grãos ou em pó - para a viagem.

Onde: Rua do Ouvidor, 77

Café Besi

Com outras unidades espalhadas pelo Rio, o Besi é sempre elogiado pelos cookies e brownies que acompanham o café. Além disso, a cafeteria é também uma loja de decoração em outro pavimento, com alguns produtos bem exclusivos e de puro charme.

Onde: Rua do Carmo, 61

Por Marco Sá

Atualizado em 30 Jun 2016.