Guia da Semana

Bom para a digestão, prevenção de doenças coronárias e diminuição do mau colesterol, o azeite de oliva deixou de ser apenas um coadjuvante na alimentação diária. Mas para quem está cansado de sentir sempre o mesmo sabor, aqui vai uma dica simples: tempere-o!

A prática não é exclusiva de chefs ou cozinheiros de mão cheia. Curiosos podem apostar na customização do óleo extraído da azeitona, aproveitando as nuances de ingredientes variados, sejam especiarias, ervas ou sementes. Veja quais combinações podem ser exploradas e como fazer seu azeite temperado em casa.

Ingredientes
Combinações que levam alecrim, alho frito e pimentas são sucesso garantido. Que tal, então, arriscar com castanhas, cardamomo, favas de baunilha e até canela em pau?

O tom adocicado da canela valoriza aves, carnes e até mesmo frutas, já que o líquido é usado no preparo de doces. O pimentão vermelho encaixa com massas e o manjericão traz brilho para saladas e molhos em geral.

Como fazer
É possível customizá-lo na hora do uso ou em recipientes esterilizados. Na primeira, amasse o ingrediente que você escolheu, junte o azeite e reserve por 20 minutos, tempo necessário para o elemento ser incorporado pelo líquido. Da segunda forma, pegue a substância escolhida e a mergulhe por inteiro no frasco do azeite.

Higiene e conservação
O primeiro passo é esterilizar o frasco que será usado. Coloque-o em uma panela com água e deixe ferver por dois minutos. Faça o mesmo processo com o fraco de boca para baixo e com a tampa.

Coloque-o sobre um pano limpo e deixe escorrer até que esteja completamente seco. Também é imprescindível deixá-lo na geladeira por até um mês, já que os ingredientes afetam a durabilidade do óleo.

Por Angela Miguel

Atualizado em 7 Ago 2012.