Guia da Semana

Nesta coluna, vou abordar um tema muito antigo e que sempre está em pauta: A decoração em pratos. Antes, era apenas utilizada em grandes eventos e, hoje, é fundamental em qualquer tipo de refeição, desde pratos individuais aos coletivos, como saladas, molhos e tortas.

É fato que, primeiro, se come com os ´olhos´. Se a comida não tiver uma boa aparência, com certeza não terá grande aceitação. Por isso, hoje, a maioria dos restaurantes, ou pelo menos os melhores, estão se qualificando e investindo ainda mais na decoração de pratos.


Para esta decoração não se gasta muito tempo nem dinheiro, mas é imprescindível fazer combinações de cores, sem exagero, e ter muita criatividade, até mesmo porque, quando se trata de restaurantes ou ocasiões especiais, a decoração vai além de receitas e pratos. Pede-se também alguns componentes que são essenciais como flores, frutas, toalhas e louças.

Ainda são utilizadas as tradicionais folhas naturais como salsa, que dão um toque especial em sopas e cremes. Mas, com a sofisticação das decorações, os chefs e gourmets passaram também a utilizar verduras e frutas como pepinos e maçãs.


Em saladas usa-se beterraba, rabanete e folhas. Em pratos principais, é comum o uso de pequenos filetes de folhas e ervas. Quando o prato principal não tem caldo ou creme, nós, gourmets e chefs, usamos especiarias em pó em cima de talheres, para marcar e descontrair o prato, sempre com o mesmo princípio: valorizar e deixá-lo atraente para os clientes, que hoje são muito exigentes.

Já em drinks são utilizadas praticamente todas as frutas, desde laranjas, melancias e limões a cajus e mangas.




Quem é o colunista: Sérgio Arno.
O que faz: Chef de Cozinha e empresário.
Pecado gastronômico: Adoro Pastel. Inclusive os coloquei no cardápio do La Vecchia Cucina.
Melhor lugar do Brasil: Salvador.
Fale com ele: [email protected].



Atualizado em 7 Ago 2012.