![]() |
Salmão grelhado ao molho de mel |
O tema de hoje pode parecer repetitivo, mas não deixa de ser importante. Estou falando da decoração dos pratos, que antes era apenas utilizada em grandes eventos e que agora é parte fundamental em qualquer tipo de refeição, seja em saladas, massas, tortas ou doces.
A aparência conta muito na hora de servir o cliente, afinal é fato que se come primeiro com os olhos. Por isso que a maioria dos restaurantes está se especializando na decoração dos pratos. E para isso não é necessário gastar dinheiro e nem mesmo tempo. As decorações devem ser criativas, sem exagerarem nas cores das combinações, porém devem chamar atenção.
Para incrementar, além das receitas e pratos, certas ocasiões pedem alguns componentes que fazem a diferença, como flores, frutas, louças e toalhas. Folhas naturais (como a salsa) também dão um toque especial em cremes e sopas.
Outro artifício muito usado entre chefs e gourmets é utilizar verduras e frutas. Pepinos e maçãs são os mais comuns.
Para decorar saladas use beterraba, rabanete e folhas bem cortadas para dar um charme. Em pratos principais é comum o uso de pequenos filetes de folhas e ervas.
Se o prato principal não utilizar caldo ou creme, o mais comum entre nós, gourmets e chefs, é usar especiarias em pó. Para dar um charme a mais, apóie uma colher ou garfo sobre o prato e jogue por cima dele algum tempero. Retire o talher e repare que o tempero ficará no formato do utensílio que você utilizou.
Frutas são as melhores opções para decorar drinques. Laranja, melancia, caju, manga e limão são ótimas e deliciosas opções.
Lembre-se sempre que a idéia principal é valorizar o prato e deixá-lo atraente. O visual é que irá abrir o apetite.
***
Gostou ?Então, leia a última coluna do Sérgio Provada e aprovada |

O que faz: Chef de Cozinha e empresário.
Pecado gastronômico: Adoro Pastel. Inclusive os coloquei no cardápio do La Vecchia Cucina.
Melhor lugar do Brasil: Salvador.
Fale com ele: [email protected]
Atualizado em 7 Ago 2012.