Guia da Semana
Restaurantes
Por M.

Aprenda a fazer o melhor doce quebra-queixo que você já comeu na vida

Receita é prática de fazer e leva poucos ingredientes.

Aprenda a fazer essa doce brasileiro e delicioso (Shutterstock® )

Para quem ama doces e guloseimas, a época da Festa Junina é, sem dúvidas, a melhor do ano. Cocada, pinhão, pipoca, pé-de-moleque e tantos outros quitutes fazem nossa alegria no tempo friozinho do mês de junho.

E tem um doce que é campeão quando o assunto é nostalgia. O quebra-queixo é daquelas sobremesas que logo nos remete à infância, dos tempos que o moço passava na rua vendendo esse doce típico brasileiro.

Se vocês simplesmente AMA quebra-queixo e quer fazer o doce na sua casa, então confira essa receita maravilhosa que o Panelaterapia nos ensina. Aprenda a fazer o melhor doce quebra-queixo que você já comeu na vida

*Receita do Panelaterapia
Ingredientes
12 colheres de açúcar
80ml de água (divididos em duas partes de 40ml)
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 xícara e ½ de coco ralado fresco
Manteiga ou margarina para untar

Modo de preparo
Primeiro leve ao fogo o açúcar, 40ml de água e o suco de limão e deixe formar uma calda dourada, mas não muito escura. O povo deve ser bem líquido e levemente dourado. Em seguida, adicione o coco ralado. O coco vai soltar um pouco de água, mantenha em fogo baixo, deixe ferver bastante. Agora você deve deixar no fogo até ficar com a cor característica de quebra-queixo, que é um laranja quase marrom, mas cuidado, se o açúcar queimar fica amargo. Por isso é importante usar uma panela de fundo grosso. Quando chegar na cor laranja, adicione mais 40ml de água em temperatura ambiente. Ele vai desgrudar do fundo e é essa água que vai fazê-lo ficar puxa-puxa quando seca, senão ficaria duro igual um vidro. Mantenha mais uns minutinhos no fogo até a água secar. Espalhe manteiga ou margarina em um recipiente, coloque o quebra-queixo, deixe esfriar fora da geladeira e depois é só ir cortando os pedacinhos. Dica: a quantidade de açúcar e coco pode variar, nesta receita a quantidade de coco é grande para a de açúcar, o que faz que o doce fique mais consistente. Se quiser mais molinho, coloque mais açúcar.


Por M.

Atualizado em 10 Jun 2016.

Mais notícias

11 lugares para comer fondue em São Paulo no inverno 2021

Restaurantes

Inverno 2021: onde tomar sopas em São Paulo

Restaurantes

Dia da pizza 2021: lugares para comemorar a data em São Paulo

Restaurantes

18 restaurantes em São Paulo com menu especial para o inverno 2021

Restaurantes

10 restaurantes em São Paulo com quitutes juninos

Restaurantes

Mr. Cheney lança cookie Paçoca Amor para celebrar as festas juninas; saiba tudo!

Restaurantes