Guia da Semana

Para quem ama doces e guloseimas, a época da Festa Junina é, sem dúvidas, a melhor do ano. Cocada, pinhão, pipoca, pé-de-moleque e tantos outros quitutes fazem nossa alegria no tempo friozinho do mês de junho.

E tem um doce que é campeão quando o assunto é nostalgia. O quebra-queixo é daquelas sobremesas que logo nos remete à infância, dos tempos que o moço passava na rua vendendo esse doce típico brasileiro.

Se vocês simplesmente AMA quebra-queixo e quer fazer o doce na sua casa, então confira essa receita maravilhosa que o Panelaterapia nos ensina. Aprenda a fazer o melhor doce quebra-queixo que você já comeu na vida

*Receita do Panelaterapia
Ingredientes
12 colheres de açúcar
80ml de água (divididos em duas partes de 40ml)
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 xícara e ½ de coco ralado fresco
Manteiga ou margarina para untar

Modo de preparo
Primeiro leve ao fogo o açúcar, 40ml de água e o suco de limão e deixe formar uma calda dourada, mas não muito escura. O povo deve ser bem líquido e levemente dourado. Em seguida, adicione o coco ralado. O coco vai soltar um pouco de água, mantenha em fogo baixo, deixe ferver bastante. Agora você deve deixar no fogo até ficar com a cor característica de quebra-queixo, que é um laranja quase marrom, mas cuidado, se o açúcar queimar fica amargo. Por isso é importante usar uma panela de fundo grosso. Quando chegar na cor laranja, adicione mais 40ml de água em temperatura ambiente. Ele vai desgrudar do fundo e é essa água que vai fazê-lo ficar puxa-puxa quando seca, senão ficaria duro igual um vidro. Mantenha mais uns minutinhos no fogo até a água secar. Espalhe manteiga ou margarina em um recipiente, coloque o quebra-queixo, deixe esfriar fora da geladeira e depois é só ir cortando os pedacinhos. Dica: a quantidade de açúcar e coco pode variar, nesta receita a quantidade de coco é grande para a de açúcar, o que faz que o doce fique mais consistente. Se quiser mais molinho, coloque mais açúcar.

Por M.

Atualizado em 10 Jun 2016.