A origem desse ingrediente presente em muitos dos pratos portugueses é milenar e para espanto de alguns, foram os Vikings e não os portugueses os pioneiros na descoberta do bacalhau. Como na época não tinham sal para conservar o alimento, eles secavam o peixe sob o sol, até que perdesse peso e endurecesse, para que pudesse ser consumido aos pedaços durante as longas viagens que faziam.

Foi durante as grandes navegações que Portugal descobriu o bacalhau. Os navegantes precisavam de um alimento que pudesse suportar viagens demoradas. Várias tentativas foram feitas com pescados da costa portuguesa, mas foi no Pólo Norte que encontraram o ideal. A partir daí, começaram a se aventurar pelos mares gelados em busca do bacalhau.

O bacalhau pode ser servido cru, assado, cozido ou até mesmo frito. Isso, segundo dizem os chefes especialistas, não importa muito, o que realmente faz a diferença é a qualidade do peixe.

Bacalhau é o nome dado ao peixe depois de salgado e seco. Existem cinco tipos de peixes que podem resultar neste alimento, tendo, cada um, suas características próprias que influenciam na qualidade e, portanto, no preço.

Com o tempo, o rei dos mares foi incorporado ao paladar do português e hoje o peixe já é considerado sinônimo da culinária tradicional do país. Com 10 milhões de habitantes, Portugal consome mais de 20 milhões de toneladas de bacalhau, enquanto o Brasil, que possui 170 milhões de habitantes importa algo perto de 19 milhões de toneladas do peixe. Por isso, não há uma só família lusitana que deixe de ter a sua receita especial e dizem até que existem mais de 365 receitas (uma a cada dia do ano) diferentes para saborear a iguaria. Mesmo assim, nos dias atuais, o país importa praticamente todo o bacalhau que consome.

Entre as receitas mais famosas estão, o bacalhau à Zé do Pipo, em que as postas são cobertas com maionese e levadas ao forno para gratinar e à Gomes de Sá, elaborado com o bacalhau em pequenas lascas demolhadas no leite quente por mais de uma hora, levadas ao forno com azeite, alho, cebola, azeitonas pretas, salsinha e ovos cozidos. Ambas as receitas recebem o nome de seus criadores.

Separamos algumas dicas para você não se enganar na hora de comprar o bacalhau. Confira!

Conheça outros pratos típicos de Portugal

Atualizado em 7 Ago 2012.