Guia da Semana
Restaurantes
Por Redação Guia da Semana

Bacalhau: A nobreza da Semana Santa

Pescado do Atlântico Norte.

Há quem odeie, mas poucos dispensam o bacalhau durante as festividades religiosas. Principalmente na Semana Santa, que neste ano acontece entre 02 e 04 de abril. Poucos também são os que sabem de fato sobre o produto.

Chama-se bacalhau os pescados de carne branca e seca e que passam pelo processo de salga. A tradição vem de tempos antigos, e é forma de conservação dessa carne. Por isso, a cabeça é descartada para não estragar o resto. Segundo o Comitê de Pesca Norueguês, há mais de dez famílias de peixes e cerca de duzentas espécies ideiais para o processo. Quase todaos vivem no Atlântico Norte. O Cod Gadus Morhua é o mais nobre, vendido nas nossas cidades como Bacalhau do Porto. Nas águas brasileiras, o Porecatu, conhecido como bacalhau brasileiro, vem apresentado boa saída.

A cada ano, a demanda pelo produto cresce, juntamente com o preço. A associação de supermercados (Abras) prevê alta de 5,8% nas vendas de Páscoa, enquanto o preço apresenta aumento de 3,5% para o consumidor.

Independente do preço, o que não pode faltar é bacalhau na mesa. Por isso, apresentamos duas receitas: o clássico Bacalhau de Forno e o Bacalhau aos Prazeres, releitura do mesmo prato feito pela chef Andréa Tinoco, do carioca Rancho Inn.

Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

11 lugares para comer fondue em São Paulo no inverno 2021

Restaurantes

Inverno 2021: onde tomar sopas em São Paulo

Restaurantes

Dia da pizza 2021: lugares para comemorar a data em São Paulo

Restaurantes

18 restaurantes em São Paulo com menu especial para o inverno 2021

Restaurantes

10 restaurantes em São Paulo com quitutes juninos

Restaurantes

Mr. Cheney lança cookie Paçoca Amor para celebrar as festas juninas; saiba tudo!

Restaurantes