Guia da Semana

CHÁS E CAFÉS
Doces feitos de café são até comuns, mas receitas salgadas que levam chá são novidade. Criadas pela Matte Leão, que acaba de colocar no mercado os novos sabores de amêndoas e até de chocolate com caramelo para chás no mercado, essas duas receitas surpreendem por utilizar o mate solúvel em sua composição. Embora esteja ainda em seu estado sólido, esse ingrediente, assim como o café, não deve ser usado em excesso nem com muita freqüência. "Eles são contra-indicados a pessoas que têm muita sensibilidade à cafeína ou que, por algum motivo, devem restringi-la, como é caso de hipertensos, de quem tem doença gástrica ou insônia", afirma Roseli Rossi, nutricionista.

TIRAS DE CARNE COM MOLHO DE MATE, da Matte Leão
Foto: Matte Leão
INGREDIENTES
? 100 g de carne em tiras
? ½ cebola picada
? 1 dente de alho
? ½ carambola em fatias
? ¼ de abobrinha em cubos
? 4 ervilhas tortas
? 4 tiras de pimentão vermelho
MOLHO
? 1/2 caldo de galinha
? 2 colheres (sopa) de mate solúvel
? 1 colher (sopa) de maisena
? 300 ml de água

MODO DE PREPARO
Refogue a carne com a cebola e o alho até ficar bem dourada. Acrescente os legumes e refogue. Misture os ingredientes do molho e acrescente à carne. Deixe engrossar. Decore o prato com as fatias de carambola e sirva.


PÃO DE MATE, da Matte Leão
Foto: Matte Leão
INGREDIENTES
? 3 colheres (sopa) de fermento para pão
? 3 colheres (sopa) de açúcar
? 1 e ½ copo de leite morno (450 ml)
? 4 colheres (sopa) cheias de mate solúvel
? 1 kg de farinha de trigo
? 1 colher (sopa) quase cheia de sal
? 1 copo de óleo (300 ml)
? 1 ovo

MODO DE PREPARO
Misture o fermento com 8 colheres (sopa) de farinha de trigo, o açúcar e o leite. Misture bem e espere dobrar de volume. Depois, acrescente os demais ingredientes (a farinha deve ser colocada aos poucos). Despeje em uma superfície enfarinhada e sove a massa até desprender das mãos. Modele o pão e coloque-o em uma fôrma untada com óleo e farinha. Tampe com um pano de prato e deixe crescer por 1 hora (até o pão dobrar de volume). Asse em forno preaquecido por 20 ou 30 minutos.


FLAMBANDO
Não é só na composição dos pratos que as bebidas são bem-vindas. A técnica de flambar, ou seja, de colocar os alimentos em contato com bebidas alcoólicas para que possam provocar chama, é antiga e usada em boa parte do receituário tradicional francês. Exemplares de alto teor alcoólico, como rum ou conhaque, são solicitados para essa técnica, indispensável a pratos clássicos como o estrogonofe. "Além de esterilizar a receita, deixando-a livre de qualquer bactéria, quando o ingrediente ´pega fogo´ tem seu aroma liberado e o sabor realçado", diz Vincent Pellegrini. Aos que se preocupam com o alto índice de álcool, a nutricionista Roseli Rossi tranqüiliza. "O álcool, nesse caso, também é evaporado rapidamente".

CRÊPE SUZETTE, do La Casserole
Foto: Vinheria Percussi
INGREDIENTES
? 100 g de farinha de trigo peneirada
? 3 ovos
? 230 ml de leite
? ½ colher (sopa) de óleo de canola ou girassol
? 1 pitada de sal
CALDA
? 80 g de manteiga
? 400 ml de suco de laranja
? 200 g de açúcar
? 80 ml de Grand Marnier

MODO DE PREPARO
Para a massa, leve ao liquidificador todos os ingredientes e bata até a mistura ficar homogênea. Unte com manteiga uma frigideira anti-aderente de aproximadamente 10 cm de diâmetro. Aqueça bem e coloque um pouco da massa até que ela cubra todo o fundo da frigideira numa espessura de três milímetros. Quando a panqueca se desprender do fundo da frigideira, vire. Repita até o fim da massa. Quando todas estiverem prontas, dobre em formato de triângulo e reserve.

Para a calda, leve o açúcar em frigideira anti-aderente em fogo médio até que derreta. Acrescente a manteiga e após alguns minutos adicione o suco de laranja. Deixe em fogo baixo por aproximadamente 2 ou 3 minutos até que a calda fique um pouco mais espessa. Acrescentar as panquecas à calda quente na frigideira e deixe por mais 30 segundos para que fiquem bem cobertas pela calda. Acrescente o Grand Marnier e flambe. Sirva.


Volte!

Atualizado em 7 Ago 2012.