Guia da Semana

Foto: Getty Images


A primeira é num lugar específico. Existe um restaurante aqui perto de casa cuja comida é muito boa, mas que me faz repensar se eu volto toda vez que eu me deparo com a logística usada para arrumar a mesa. Veja se é muita neurose minha.

Eu chego, me sento e o garçom traz o cardápio, que não é leve. A mesa ainda não está pronta porque você ainda não pediu nada, mas, no momento que você está com o cardápio, debruçado na mesa escolhendo algo pra comer, vem o mesmo garçom e pede licença para colocar a toalha de papel sobre a mesa.

Eu paro de ler para que ele faça isso. Depois, continuo de onde parei. Aí ele volta com o prato. Então, novamente eu levanto o cardápio e paro de ler pra que ele coloque o prato em cima da toalha de papel.

Depois disso, eu não posso mais apoiar o cardápio onde estava porque ali agora tem um prato. Eu tenho que mantê-lo no ar por alguns segundos porque, logo em seguida, vem o mesmo garçom com os talheres e o guardanapo.

Nisso, eu já perco o fio da meada. Já não lembro se eu tinha gostado de algo que eu já tinha lido ou não. Começo a ler tudo outra vez e, logo que eu peço, o prato demora cerca de dez minutos pra ficar pronto.

Escuta, por que o garçom primeiro não anota o pedido e, depois que eu fiz, já que tem esse tempo de dez minutos, ele vem arrumar a mesa?

Pra mim, isso é pior do que assistir TV na casa de alguém que tem filho. A criança SEMPRE passa na frente da TV ou fica te chamando pra mostrar algo que, absolutamente, não te interessa, tipo a mamadeira dela.

Pra mim, criança tem um mecanismo que tem o poder de rastrear o que chateia o ser humano adulto. Ela liga isso se sabe lá como e vem direto no ponto. As crianças deveriam ser enfermeiras. Na hora da injeção, elas iriam sempre acertar a veia.

A outra coisa que me irrita muito nos restaurantes e/ou lanchonetes, e isso não é num lugar específico porque acontece em vários, é o diálogo:

- Me dá uma Coca.

- Só tem Pepsi.

Por que ele me ofereceu Pepsi exatamente? Por que não qualquer outro refrigerante? Qual associação ele fez pra me oferecer Pepsi e não qualquer outro refri? Por causa da cor? Na cabeça dele, deve ser:

- Bom, Coca Cola é preta... Pepsi também... logo...

Numa próxima eu vou pedir:

- Me dá um café!

- Humm, café nós não temos, senhor.

- Ah, então me dá um copo de petróleo.

Leia as colunas anteriores de Oscar Filho

Jeitinho feminino

Réveillon inesquecível

Noite de Natal - 13 dicas para as crianças

Quem é o colunista: Um ser humano com uma personalidade muito parecida com a do Pica-Pau.

O que faz: Sou ator, humorista, repórter e um representante Jequiti.

Pecado gastronômico:
Gosto de sorvete, sorvete também me atrai, às vezes sorvete e, pra variar, um milk-shake.

Melhor lugar do mundo: Sorveteria.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Pearl Jam, música clássica e Cavaleiros do Forró.

Fale com ele: Acesse seu blog ou siga seu Twitter.


Atualizado em 7 Ago 2012.