Guia da Semana

Tanto quanto os sombreros e os mariachis, a culinária mexicana é um dos maiores cartões postais daquele país. Também pudera, declarada Patrimôncio Cultural da Humanidade pela Unesco, a combinação de salsas, quesadillas e guacamole conquistou o mundo.

Começando pelos astecas e seu principal ingrediente, somando-se aos que trouxeram os colonizadores espanhois, criou-se uma riquíssima cozinha, conhecida pelos sabores fortes e pelas boas doses de tequila.

Guacamole Cocina Mexicana, Jardim Botânico


O Guacamole é uma rede, com sede em Santa Catarina. Com uma decoração multicor, cheia das famosas caveiras chicanas penduradas, o lugar tem seus próprios mariachis tocando ao vivo. Vale experimentar o Burrito Santa Fé (cubos de mignon, queijos mistos e alface), acompanhado de uma cerveja Dos Equis.

Puebla Café, Botafogo

Um dos recantos menos barulhentos da Cobal do Humaitá, o (aparentemente) tímido restaurante também tem drinks inovadores. No entanto, um dos mais pedidos continua sendo a michelada (cerveja com suco de limão, gelo e borda de sal).

Sí Señor, Leblon


O restaurante na rua General San Martin é considerado um dos melhores tex-mex do Rio de Janeiro. Experimente as tradicionais Fajitas, servidas no tacho de ferro fumegante. Tem de Filet Migon, Bife Chorizo, Carnitas (lombo marinado e calabresa), Frango Margarita, Mix (frango, bife chorizo e carnitas) e Del Mar (anéis de lula, camarões e salmão). Ainda tem diversas opções de molho e acompanhamentos.

Tacos & Wraps, Botafogo


Pertinho do metrô de Botafogo, os burritos vem nas versões P e G, com diversos acompanhamentos. Uma inovação é que pode-se trocar as carnes animais podem ser trocadas por carne de soja, favorecendo a galera vegetariana. Os wraps com contra-filé, gorgonzola e alho poró são campeões.

Rota 66, Tijuca

O Rota 66 tem diversas filiais espalhadas no Rio, como a da Cobal do Humaitá e Ipanema. Na unidade Tijuca, é comum as pessoas se juntando para assistir aos jogos de futebol. Além dos combos, os mais pedidos do cardápio, os mojitos de lá são referência para quem gosta do drink.

Taco & Chilli, Recreio dos Bandeirantes


O restaurante é um dos únicos do Rio com a opção preferida dos glutões de plantão: tem rodízio! Então, além de comer a vontade as já tradicionais quesadillas e nachos, experimente a pizza machaca para acompanhar o chilli beans, por exemplo.

El Pallomar, Barra da Tijuca


Um dos poucos mexicanos do bairro, é também um dos poucos que vende a cerveja Sol original, importada do México. Como entrada, vale pedir os cheese nachos. E por que não tirar uma foto com o sombrero para compartilhar com os amigos?

Por Marco Sá

Atualizado em 26 Abr 2013.