Guia da Semana

Desde a colonização do Brasil, os imigrantes não trouxeram apenas hábitos do cotidiano, como também influências gastronômicas. Costumes indígenas, africanos e portugueses - só para citar alguns - tornaram a nossa culinária única e provida de um leque gigantesco de sabores. Da famosa feijoada até as pizzas italianas, confira os melhores roteiros gastronômicos Brasil adentro!

Sudeste

Apesar de não possuir uma gastronomia típica, o Sudeste destaca-se por ser um polo de encontro da culinária internacional. Por aqui, todas as suas vontades são atendidas. Quer saborear uma delícia oriental? Uma pizza recheada de queijo? Ou até mesmo um escondidinho nordestino? Com certeza, você vai achar um lugar em São Paulo que atenda as suas necessidades. É claro que não podemos deixar de lado o clássico arroz com feijão!

Centro-Oeste

A região Centro-Oeste é conhecida pela variedade de peixes que, na maioria das vezes, são servidos embrulhados em folhas de bananeira e assados na grelha, com bastante sal grosso. Outros pratos típicos são os preparados com banana da terra, pequi ou quiabo. O guaraná, tomado ralado pela manhã, é um costume típico da terceira idade mato-grossense!

Norte & Nordeste

Os pratos do Norte do Brasil possuem forte influência indígena e portuguesa. Quando estiver por lá, não deixe de provar a feijoada paraense, feita com folhas de mandioca. Costumes mais excêntricos, como picadinho de jacaré, também valem a tentativa. Quanto ao Nordeste, vatapá, dendê, frutos do mar, carne de sol e as tapiocas são os mais conhecidos - tudo muito temperado e apimentado! Entre os doces, destacam-se as canjicas, a rapadura e o fubá. Quando o assunto é fruta, a região conta com uma variedade gigantescas: açaí, cupuaçu, cajá, seriguela e muito, muito mais!

Sul

Com forte influência alemã, o Sul conta não só com tradições e arquitetura do local, como também, é claro, a sua culinária. O churrasco e outros pratos mais brasileiros não devem ficar de fora: o pinhão e o barreado de carne seca são os mais famosos! Também não podemos deixar de lado os vinhos, já que o Sul é o melhor lugar do Brasil quando o assunto são vinculas. Partiu?

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 29 Out 2014.