Guia da Semana

Foto: Sxc.Hu

Ultimamente quase não se ouve mais o termo "culinária", que cedeu lugar ao vocábulo gastronomia, muito mais pomposo aos ouvidos desavisados. Existem os que usam as palavras como sinônimos. Mas, segundo as definições do dicionário e a crescente evolução do mercado gastronômico, não é bem assim.

CULINÁRIA - A arte de cozinhar

GASTRONOMIA (GASTRO = Estômago) + (NOMO = Lei) - Estudo ou observância das leis do estômago.

Com o tempo, esta última ganhou o seguinte significado: arte de preparar alimentos, segundo normas gastronômicas, de modo a tirar-se deles o máximo prazer.

Percebe-se que a culinária está relacionada à arte e, por extensão, como toda arte é uma expressão cultural, ela está relacionada aos costumes, valores e tradições de um povo e sua região. Ela também sofre influências provenientes de fatores geográficos como tipo de solo, de relevo, clima predominante e vegetação. O homem, interagindo com tudo isso, desenvolveu a culinária típica de cada país e região. A culinária tailandesa é extremamente distinta da que os escandinavos praticam, visto que os fatores físicos são completamente diferentes em cada país.

Já a gastronomia evoluiu mais como uma ciência, preocupada com a apresentação dos pratos e sabor, mas agregando ainda segurança alimentar, harmonizações com bebidas, conceitos nutricionais e, mais recentemente, estudos das transformações moleculares que ocorrem durante o cozimento dos alimentos. O primeiro tratado sobre gastronomia foi escrito por Brillat-Savarin, um gastrônomo francês, que, em 1825, publicou Fisiologia do Gosto, livro que ditou normas por mais de cem anos, até que a evolução da ciência e o aparecimento da gastronomia molecular corrigiram (ou complementaram) seus postulados. A obra de Brillat-Savarin ainda é tida por muitos como a Bíblia dos epicuristas e alguns de seus aforismos são citados com veemência até os dias de hoje.

Deixando significados e conceitos de lado, o fato é que a mídia, juntamente com a atual onda gourmet, transformaram culinária num termo comum e gastronomia na palavra do momento.

Encerro com uma frase do célebre gourmet francês Brillat-Savarin, que diz:

"A descoberta de uma nova receita faz mais pela felicidade do gênero humano que a descoberta de uma estrela"

Leia a coluna anterior do Chef André Castro:

? Sua majestade, o bacalhau




Quem é o colunista: Chef André Castro

O que faz: : Chef de Cozinha e Sommelier Internacional F.I.S.A.R

Pecado gastronômico: Adoro a nossa cozinha de frango com catupiry

Melhor lugar do Brasil: Parafraseando Gil "O melhor lugar do mundo é aqui e agora"!

Fale com ele:
[email protected]

Atualizado em 7 Ago 2012.