Guia da Semana

Foto: Divulgação

Com mel da Amazônia, o Tortino de banana com sorvete e açaí faz sucesso no Restaurante Emiliano

Altamente apreciado desde os tempos antigos, o mel foi por muitos séculos a única forma de adoçar os alimentos. O poder da cana foi descoberto, mas o melado milenar nunca saiu de moda - pelo contrário, parece agradar ainda hoje a gregos e troianos.

Mais nutritivo e um pouco menos calórico que o açúcar refinado, é ainda um velho aliado da medicina natural, sendo bastante conhecido por combater tosses, gripes e resfriados. E se a colher de mel com limão é tida como milagrosa desde os tempos da vovó, na gastronomia tampouco deixa a desejar, encantando os mais exigentes paladares.

Do tradicional pão-de-mel às mais elaboradas sobremesas e drinques, ele faz sucesso nos molhos de saladas - sozinho ou acompanhado com limão, gengibre ou mostarda - e também nos mais variados pratos quentes, seja com carne vermelha ou branca.

Queridinho afrodisíaco

Foto: Divulgação

Especialidade do Tantra alia camarões, manga, gengibre e mel

A culinária asiática é uma das que mais se apropriam do adocicado natural para produzir o típico sabor agridoce de suas iguarias. No restaurante Tantra, o carro-chefe é o Mango Shrimp, que combina camarões a mangas, gengibre, pimentão e o melado milenar que dá o sabor característico ao prato.

O chef Eric Thomas conta que o ingrediente é também um dos preferidos na composição de drinques da casa. "No bar, eu prefiro usar o mel ao açúcar, por ser mais gostoso, saudável e ainda dá para 'brincar' com o seu efeito afrodisíaco", explica. E o melhor é que praticamente todas as bebidas aceitam bem o néctar das abelhas.

Já nas sobremesas, segundo Thomas, a substituição é um pouco mais difícil, já que o sabor fica sempre muito marcante. Um das mais requisitadas especialidades do Tantra, o Doce Silhueta, é nada menos que um cheesecake de pêra com gengibre servido com mel e sorvete de tangerina.

Do mais comum ao excêntrico

Foto: Divulgação


O Confit de Pato é regado ao conhecido mel de laranjeiras

A variedade de méis é imensa, diferenciando bastante de aroma, cor, sabor e consistência, de acordo com a região, tipo de flor em que o néctar foi recolhido e a abelha que produzirá o valioso melado.

No restaurante Emiliano, os chefs testam das mais convencionais às mais inusitadas versões. O prato principal da casa leva o mais popular deles, o de laranjeiras. Com uma tonalidade mais clara, além de saboroso, tem ainda uma poderosa função calmante e digestiva de dar inveja a qualquer planta medicinal.

Com tantas virtudes, o chef José Barattino aproveitou para regar o Confit de Pato com um pouco de vinho de tinto e o suave sabor alaranjado do mel que é produzido nas proximidades. A receita foi aprovada e hoje é um dos pratos principais da casa.

Já o chef patissier Arnor Porto foi ainda mais longe e buscou o mais puro mel de uma abelha que é somente encontrada na Amazônia, a pequena Jataí. A espécie que não possui ferrão produz um tipo leve e delicado, mais líquido e menos adocicado, mas que surpreende o paladar.

"Tentei criar uma sobremesa para o tortino de banana e ele combinou muito bem. Pensei no açaí de liquidificador, em que todos os ingredientes são batidos, e resolvi separá-los", explica Arnor Porto. O resultado foi uma das mais preciosas sobremesas da casa, o Tortino quente de banana com sorvete de mel jataí e açaí.

Atualizado em 7 Ago 2012.