Por João Leme
Chef de cozinha

-Vê se manda logo que o cliente tem um avião pra pegar!! Reclama o garçom.
-Chef, chef!!! O atum da praça acabou!!! Agora só lá em cima!!! Grita o cozinheiro, por sua vez com cara de quem já está preparado para levar uma bronca.
-Corre, corre e não olha pra trás!! Diz o chef o amaldiçoando.
-Queimando!!! Grita um outro cozinheiro, atravessando a cozinha com uma panela de água escaldante na mão.
-Se encostar em mim, te mato!!! Responde outro prevendo o acidente...
A temperatura beira os quarenta graus, facas espalhadas por todos os lados, um barulho que faz com que todos falem gritando e esqueçam de certas regras de educação, como um simples "dá licença", obrigado ou por favor. Nos filmes ou na televisão as cozinhas são ambientes calmos, os cozinheiros estão sempre quietos e até se assustam quando o bandido passa correndo entre eles, em uma cena real, acho que talvez nem percebessem...

Estarão estes jovens cientes que ingressarão em um mercado concorrido, que requer grande esforço físico (em média 12 horas por dia), que perderão a maior parte de seus amigos e namoradas (que não agüentarão esperá-lo até a uma da manhã para sair), que perderão seus finais de semana e feriados e ainda por cima começarão recebendo um salário muito menor do que o valor pago por seus pais em sua mensalidade?
Não quero com isso dizer que não é um bom ramo de trabalho, somente alerto para o fato que chefs não se formam em faculdades e é preciso muito amor pela profissão e uma certa dose de loucura para encarar tudo isso!!

Restaurante Rôti
Rua Lisboa, 191 - Pinheiros/SP
Fone: (11) 3082-7904
Site: www.restauranteroti.com.br
Atualizado em 7 Ago 2012.