Guia da Semana

Cerveja quente é o tipo de bebida que não desce - a não ser que você esteja mais pra lá do que pra cá. E para um bom bebedor, 'estar trincando' é o ponto certo da breja! Só que atire a primeira pedra quem nunca passou perrengue com um freezer ruim ou uma quantidade imensa de latinhas para gelar de uma só vez – e lá vamos nós para uma lista bem longa, rs.

Para evitar dores de cabeça, vem anotar essas dicas do mestre cervejeiro Alexandre Levy, da Ambev, sobre como gelar a sua cerveja mais rápido:

Tamanho é uma vantagem


Foto: Shutterstock

As latas de alumínio ajudam em relação às variações de temperatura, isso significa que a bebida vai gelar mais rápido. E tem um detalhe, quanto menor, melhor! Se for possível, prefira sempre as latinhas pequenas, ok? Vai ajudar.

Gelo com água é a melhor opção


Foto: Shutterstock

Na hora de encher um balde com gelo, se lembre se adicionar um pouco de água gelada no recipiente. Isso porque o que esfria rapidamente a cerveja é o processo de derretimento. Para mudar do estado sólido para o líquido, o gelo precisa de energia - e é aí que ele busca o calor da cerveja.

Aposte em um cooler


Foto: Shutterstock

O número de cervejas não é pequeno? Então tente usar um cooler para ajudar na hora da consumação. Ao colocar várias latas/garrafas na geladeira e parar de abri-la constantemente, você preserva a temperatura interior. Um cooler com gelo vai quebrar um belo galho e é ótimo para uma reposição frequente.

Adicionar sal não é um mito


Foto: Shutterstock

A água salgada derrete numa temperatura menor do que 0 ºC – o ponto exato depende da concentração de sal. Assim, uma mistura de água e gelo poderá ser mais fria com a adição de sal. Esse truque só funciona quando o gelo está na temperatura de vários graus negativos.

Gire a garrafa!


Foto: Shutterstock

Uma boa dica para sempre beber uma cervejinha gelada - caso você esteja usando baldes - é girar de vez em quando as garrafas. Isso faz com que o líquido que está um pouco quente se misture com o frio e equilibre a temperatura por completo.

Cervejaria artesanal cria rótulo especial feito só por mulheres e lucro será revertido para coletivo feminino

Projeto foi criado pela Goose Island Sisterhood e o coletivo Maravilhosas Corpo de Baile

13 cervejas artesanais brasileiras que você tem que experimentar

Tem para todos os gostos: das mais adocicadas às mais amargas

15 lugares que todo apaixonado por cerveja precisa conhecer em São Paulo

Se existe alguma receita para a felicidade, esta com certeza deve envolver a mistura de malte, lúpulo e água

Por Juliane Romanini

Atualizado em 2 Abr 2018.