Guia da Semana
Restaurantes
Por Marina Marques

Dicas para fazer um jantar de aniversário em casa

Saiba como comemorar esta data especial de forma diferente.

Decoração, cardápio, planejamento: confira o passo a passo de um jantar de aniversário (Reprodução)

Deixar seu aniversário passar em branco é praticamente como pular a data. Celebrar o dia mais especial do ano é essencial para marcar mais um ano que se passou.

Porém, apesar de muitos quererem sim comemorar, às vezes falta uma ideia criativa ou até dinheiro para celebrar em grande estilo. Se você está enjoado da ideia de passar seu aniversário em um barzinho, está sem grana para fazer uma festa ou até quer ter uma ideia divertida para comemorar o aniversário de um amigo e um parente, uma boa ideia é fazer um jantar.

Um jantar de aniversário pode parecer uma ideia inusitada, mas que tal tentar essa maneira diferente de comemorar? Confira dicas para esse tipo de festa intimista.

Organize com antecedência

Mesmo que a festa seja simples, não corra o risco de deixar para a última hora. Por mais que você irá receber apenas convidados mais íntimos, como amigos próximos e familiares, tenha em mente que os convidados e o aniversariante merecem uma festa bem organizada.

Você deve planejar: o que irá servir no jantar, quais bebidas deverá comprar ou preparar, o espaço onde a festa irá acontecer, a decoração (mesmo que seja simples, no mínimo a limpeza do local deve estar em dia) e como será feita a preparação do jantar.

O planejamento de um jantar pode durar poucos minutos ou até muitas horas, depende da importância e do número de convidados. Assim a primeira coisa a se perguntar é: para quantas pessoas é o jantar? Antes de tudo faça uma lista com o número de convidados e de tudo que precisará comprar para o evento.

Se você for comprar bebidas como vinho e cerveja, tenha em mente quanto cada um vai beber durante a festa, calcule uma média para não correr o risco de faltar bebida ou sobrar.

Escolha seu tipo de jantar

Festa para poucas pessoas? Um grande jantar com vários amigos? Esteja preparado para receber seus convidados e previamente decida que tipo de festa você irá querer. Um jantar mais sofisticado pode contar com aperitivo, entrada, pratos principais e sobremesa. Já um jantar mais fino conta com entrada, prato principal e sobremesa. Ou, se preferir, um jantar mais descolado pode ter menos preocupações e menos pratos: aperitivos, prato principal e sobremesa (que pode ser o bolo de aniversário) estão de bom tamanho.

Só escolha um jantar sofisticado se você ou mais alguém na casa realmente tem afinidade com a culinária e sabe cozinhar bem, ou se você pretende contratar um serviços profissional de buffet para esta parte.

As outras opções não exigem tanta elaboração, basta criatividade. Se não quiser preparar o jantar em casa, você pode encomendar o prato principal de alguém ou buscar uma receita que você saiba fazer. E a sobremesa também pode ser encomendada.

Se quiser algo menos formal, aqui no Guia da Semana já demos dicas de jantares típicos, como mexicano, árabe e até fondue.

Curta a festa

Se você preparou o jantar para o aniversariante, o importante é planejar para que tudo dê certo, mas também sem paranoias. A noite é de diversão, então o importante é se divertir e também não estressar o aniversariante com preocupações.

Já se você mesmo preparou tudo para o seu próprio aniversário, a mesma dica vale. Lembre-se de que, independente do tamanho da festa, o importante é aproveitar a noite em companhia de pessoas queridas. Afinal, é para isso que servem os aniversários!


Por Marina Marques

Atualizado em 15 Jul 2014.

Mais notícias

São Paulo ganha primeira casa dedicada ao avocado; saiba tudo!

Restaurantes

Restaurante Abbraccio aposta em Festival de Lula para os dias quentes do verão; saiba tudo!

Restaurantes

Bullguer vende sanduíche a R$10 nesta segunda-feira (22); saiba tudo!

Restaurantes

10 pratos imperdíveis com frutos do mar para provar em São Paulo

Restaurantes

Points gastronômicos em São Paulo com pratos especiais para o verão 2021

Restaurantes

Bob’s Galak com doce de leite Moça nas versões Big Cascão, Bob’s Max e Milk Shake entra no cardápio da rede por tempo limitado

Restaurantes