Guia da Semana

Cheiro de incenso no ar, estampas exóticas e uma música característica: é fácil criar uma imagem das Arábias em nossa mente. O impossível mesmo é pensar nesse ambiente e não imaginar as delicias da gastronomia árabe.

Pão sírio, quibe assado e tantas outras delícias já são alimentos rotineiros do Brasil, nós sabemos bem como adaptar para nós gostosuras de outros países. Já que essa comida é tão saborosa, que tal aprender a fazer um jantar árabe na sua própria casa? Confira as dicas:

Decoração

Um jantar árabe sem a decoração apropriada definitivamente não fica completo. E nem é preciso gastar dinheiro ou tomar muito tempo para fazer algo legal. Colocar lenços em cores e estampas fortes no ambiente pode acrescentar um toque étnico. Espalhe almofadas grandes em torno de uma mesa baixa para comer ou conversar. Música árabe e um incenso leve - antes de servir o jantar - também ajudam a criar um clima.

Cardápio

Pão sírio, azeitonas, frutas frescas, coalhada e húmus não podem faltar. Alguns dos elementos mais presentes nessa culinária são a carne, os latícios - como o iogurte e o queijo branco -, ervas e muitas especiarias (menta, tomilho, gergilim, etc). Confira receitas fáceis de fazer inspiradas na culinária árab e faça seu próprio jantar:

Quibe assado

Ingredientes
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de margarina
250 g de trigo
2 cebolas médias picadas
500 g de carne moída
Sal e pimenta a gosto
Para o recheio
6 colheres (sopa) de óleo
3 cebolas
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de suco de romã
250 g de carne moída
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Massa: lave o trigo e deixe de molho. Depois do molho, moa o trigo com a cebola, junte a carne e tempere. Recheio: adicione a carne em uma frigideira, em fogo alto, e cozinhe até que seque. Junte a cebola picada e refogue mais um pouco. Tire do fogo e adicione o suco de romã e a manteiga. Unte uma assadeira com óleo, coloque metade da massa e espalhe Coloque o recheio e, em seguida, cubra com o restante da massa. Quadricule o quibe e leve ao forno quente por aproximadamente 30 minutos. Dica: Você pode substituir a carne de boi por frango ou peixe.

Tabule

Ingredientes
1 xícara (chá) de trigo fino para quibe
2 tomates médios sem sementes e picados
½ xícara (chá) de salsinha picada
Folhas picadas de ½ maço pequeno de hortelã
2 pepinos japoneses médios descascados e sem sementes
1 cebola média descascada e picada
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta síria em pó

Modo de preparo
Lave o trigo, escorra e coloque em uma tigela com 1 litro de água. Deixe de molho por 1 hora. Em seguida, escorra e tire o excesso de água do trigo apertando bem (com as mãos). Coloque em uma tigela. Junte os tomates, a salsinha, a hortelã, os pepinos, a cebola, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-síria. Misture até ficar homogêneo. Sirva com pão-sírio e limão. Decore com hortelã.

Homus

Ingredientes
4 colheres (sopa) de tahine (molho de gergelim)
600 gramas de grão-de-bico
1 xícara (chá) de água
Suco de 1 limão
Azeite a gosto
Alho a gosto
Sal a gosto
Hortelã para decorar

Modo de preparo
Deixe o grão de bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio. Espere esfriar e coloque-o no liquidificador, com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma vasilha, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Sirva com pão sírio.

Pão Pita (Sírio)

Ingredientes
280g de água morna
30g de fermento biológico
450g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de azeite

Modo de preparo
Dissolva o fermento na água morna. Acrescente 100 g de farinha e reserve por 20 minutos. Peneire o restante da farinha junto com o sal e o açúcar. Misture todos os ingredientes e sove até obter uma massa lisa e macia. Coloque em uma bacia e deixe crescer até dobrar de volume. Sove novamente, divida em 30 partes e boleie. Deixe crescer novamente. Abra a massa em discos achatados bem finos (1mm de espessura) e passe em farinha de trigo. Asse em forno pré-aquecido a 280ºC, ou sobre uma chapa de ferro grossa também muito quente. Assa em menos de 1 minuto.

Coalhada Seca

Ingredientes
1 litro de leite integral
2 colheres (de sopa) de coalho

Modo de preparo
Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e deixe amornar até atingir a temperatura de, aproximadamente, 45º. Se você não tiver um termômetro, proceda da seguinte maneira: coloque o dedo no leite e conte até dez; se suportar a temperatura, este será o ponto ideal para fazer a coalhada.

Kafta no espeto

Ingredientes
500 gr de Patinho moído
1 unidade de cebola ralada
1 dente de alho amassado
Sal a gosto
Pimenta síria a gosto
Salsinha picada a gosto

Modo de preparo
Tempere a carne moída com todos os temperos, se tiver máquina de moer, moa a carne novamente. Para enrolar há dois métodos: 1) Faça salsichas com a massa de carne e enfie em palitos de madeira para churrasquinho, ou 2) Pegue porções de carne e vá formando os rolinhos em volta dos palitos. Asse as kaftas em chapa ou churrasqueira. Sirva com rodelas de limão. Dica: mão se usa nenhum ingrediente como liga na carne, o segredo é usar palitos de madeira, os de metal não fixam a carne.

Charuto de folha de uva

Ingredientes
500 g de folhas de uva pequenas
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho socados
1 colher (café) de pimenta síria
3/4 de xícara (chá) de hortelã fresca picada
2 xícaras (chá) de arroz cru lavado e escorrido
1 Kg de capa de filé moída duas vezes
Sal a gosto

Modo de preparo
Elimine os talos das folhas de uva, lave e mergulhe-as em uma panela com água fervente até murchar. Retire e deixe escorrer (se usar folhas em conserva, não afervente). Em uma tigela, junte todos os outros ingredientes e misture bem. Abra as folhas de uva, deixando a parte mais opaca para cima, coloque o recheio no centro das folhas (aproximadamente 1 colher de sobremesa), dobre as laterais e enrole em formato de charuto. Deixe sempre uma folga, porque o arroz cresce durante o cozimento. Forre o fundo de uma panela de pressão grande com algumas folhas de uva. Disponha os charutos em camadas, regando cada camada com azeite. Sobre a última camada, distribua alguns dentes de alho com casca. Cubra com 3 xícaras (chá) de água, tampe a panela e, quando começar a pressão, cozinhe no fogo brando por aproximadamente 30 minutos. Deixe sair a pressão, abra a panela, transfira os charutos para uma travessa e sirva com coalhada fresca.

Por Marina Marques

Atualizado em 7 Jul 2016.