![]() |
Vastamente utilizados na culinária portuguesa, os enchidos (embutidos) são peças chave para a elaboração de um típico prato lusitano. O país possui uma variedade de tipos, entre eles, a alheira, o bucho, a morcela, o chouriço e a farinheira. Conheça um pouco mais sobre esse tipo de ingrediente indispensável em qualquer cozinha portuguesa.
Alheira - Tradicionalmente, a alheira é feita de uma mistura de diversas carnes (frango, porco, vitela) unidas por pão. Para temperar, são utilizados alho, colorau, sal, pimenta, noz moscada e azeite. Ela é confeccionada em toda a região de Trás-os-Montes e Beira Alta e comumente servida com legumes cozidos.
Bucho - Dá-se o nome de bucho, ao enchido preparado na região de Beira Alta, já o da região de Trás-os-Montes são chamados de Butelo. Ambos são compostos por diversas carnes de porco e um pouco de pão e arroz, porém o tempero essencial é a vinha de alhos. Outra variante desse tipo de enchido é o Maranho, confeccionado na região de Beira Baixa, porém a matéria prima não é o porco e sim o cabrito. Ele é ingrediente certo na confecção das Tripas à moda do Porto.
Morcela - Para esse tipo de enchido, existem algumas variações: a morcela de lombo e a de sangue, típicas da região de Trás-os-montes e a morcela de arroz, da região de Leiria, todas elas feitas a partir da tripa do porco. A de lombo é recheada com o lombo do porco cozido e picado, acrescido de pão, amêndoas, açúcar e canela, que dão um sabor exótico a esse tradicional embutido. A de sangue é preparada da mesma forma, porém ao invés do lombo é utilizado o sangue cozido e ralado do porco. A de arroz também tem o sangue como um dos principais ingredientes, o sangue fresco do porco é temperado e diluído em vinho tinto, acrescido de carne do animal cortada em pedaços miúdos. O arroz cozido é adicionado ao preparado e colocado dentro da tripa.
Chouriço - É sem dúvida o enchido mais consumido pelos portugueses. É encontrado de cinco maneiras diferentes, o chouriço de carne, o mouro, o de sangue e o de mel. O mais tradicional é o de carne feito à base de carne e gordura de porco picadas e misturadas com pimentão, alho, sal e outros temperos, esse produto é originário de Portalegre. O chouriço mouro, natural de Torres Novas é feito com gordura de porco, bucho, sangue fresco, vísceras e temperos em geral. Típico do Alentejo, o chouriço de sangue é mais mole do que os demais em razão de seus ingredientes: sangue fresco de porco, gordura picada e temperos. O chouriço de mel é característico das terras transmontanas e é muito parecido ao chouriço de carne, porém é acrescido mel aos temperos.
Farinheira- Tradicional da região do Alentejo, esse enchido leva carne de porco, banha, suco de laranja, vinho branco e condimentos. Pode ser consumida frita, assada ou como parte do típico, Cozido.
Conheça outros pratos típicos de Portugal
Atualizado em 7 Ago 2012.