Guia da Semana

Foto: Getty Images


Tantos gramas disto, mais outros gramas daquilo, misturados com três unidades de outra coisa, levar a tal temperatura, condimentar com algumas folhas disto e sal a gosto.

Esta é uma receita muito parecida com uma fórmula ("isto se faz assim"), e possivelmente a tentativa de executá-la não seria bem sucedida.

As fórmulas (receitas) são seguidas à risca nas comidas industrializadas e nos fast-foods, porque os gostos, texturas e cozimentos dos pratos tem de ser exatamente o mesmo hoje, amanhã e para sempre.

Uma receita, na minha opinião, deveria ser encarada como orientação, um desejo, para quem gosta de cozinhar e de comer. Compreender a receita, entender os porquês de tais procedimentos para chegar ao objetivo do autor, é a fase em que a receita se limita a um convite ao projeto de criar.

Considerar o conceito e agregar o desafio de criar sobre o já feito, sobre o passado.

E "criação é solução de problemas de forma original e valor reconhecido", e não só o diferente sem sentido. Considerando todas as artes, o novo sempre foi criado sobre a tradição, e a culinária não é diferente.

Testar novos ingredientes agregados ao tradicional, novos temperos ou ervas, cozimentos a outras temperaturas, além da montagem dos pratos, não é um prazer só para os chefs.

A todos os que gostam de cozinhar, aconselho a interpretação, a criação, não a repetição de receitas. Quando criamos, muitas vezes ousamos, outras tantas falhamos, mas quando acertamos, o tamanho do prazer é imenso.

Quem é o colunista: Pier Paolo Picchi.

O que faz:Chef de Cozinha/ Empresário.

Pecado gastronômico: todos os dias.

Melhor lugar do Mundo:Qualquer lugar que me traga paz.

Para falar com ele clique aqui.

Atualizado em 7 Ago 2012.