Guia da Semana

Foto: Arquivo Pessoal

É improvável que a Colômbia seja a primeira ideia que você tem em mente quando pensa em viajar - a menos que você tenha algum parente por lá, ou seja, amigo do Juan Carlos Abadia. Dê uma chance, já que o país tem muito mais do que um histórico de drogas, FARC, chá de coca e um time de futebol que já foi bom.

Pelo menos em uma cidade colombiana você terá muito o quê saborear. E não estou me referindo somente à sua gastronomia. Cartagena de Índias é uma cidade especial. Situada à beira do mar do Caribe, não oferece somente ilhas paradisíacas, mas também uma culinária deliciosa.

Lá não existe o agito de Cancun e muito menos a badalação de algumas ilhas ao redor. E é justamente aí que reside seu charme. A cidade tem dois lados: o moderno, com prédios e aquela vidinha comum - algo como um Guarujá colombiano -, e a cidade velha. Se for até lá, não tenha dúvidas: fique dentro ou o mais próximo possível da cidade velha.

A área é cercada por uma muralha com quase 10 quilômetros de extensão, construída na época da colonização para protegê-la de eventuais invasores. Lá dentro, as construções possuem uma impressionante mistura de tons, com seus balcões floridos e fachadas multicoloridas.

Além da boa infraestrutura de hotéis e diversas baladas onde você pode balançar o esqueleto ao som de salsa, rumba e outros ritmos caribenhos, a variedade de bares e restaurantes nos quais você pode explorar a culinária local é impressionante.

Para começo de conversa, se mantido o atual patamar cambial, os valores cobrados são muito convidativos. No restaurante La Casa de Socorro, no bairro de Getsemani, por exemplo, fico em dúvida se indico o Arroz de Camarão ou o Ensopado de Lagostins. Ambos custam menos de R$ 30,00 e são imperdíveis.

Aqui vale um adendo de algo que seria impensável no Brasil: lá, os pratos com frango são mais caros que os pratos de peixes ou frutos do mar. Nem preciso falar que você pode se esbaldar com todo tipo de peixe, camarões e até lagosta, sem surtar ao final de cada refeição.

Dentro da muralha, as sugestões são tão variadas quanto infindáveis. Duas boas dicas são o La Habani e o Portón de San Sebastian. No primeiro, peça um Mojito ou um Daiquiri enquanto espera o prato. Eu fiz isso, e creio ter saboreado o melhor Daiquiri da minha vida. Para comer, o Robalo com molho caramelado e alecrim, acompanhados de legumes salteados e batata cozida, é simplesmente divino.

No Portón de San Sebastian, além de contar com a simpatia do garçom José, não deixe de experimentar duas sugestões de entrada: as Patillas de cangrejo e o Champignon gratinado. Se a fome não for grande você nem vai precisar pedir o prato principal.

Em Cartagena, o ideal é não ter pressa. Vale a pena caminhar pela cidade velha, conhecer as ruas estreitas, observar suas construções e desfrutar da simpatia do povo. Quem sabe você dá sorte e topa com o Gabriel Garcia Marquez, um dos mais famosos moradores do local.

Se você é louco por crepes como eu, a rede Crepes & Waffles está espalhada por toda a Colômbia, inclusive em Cartagena. São muito bons os de Stroganoff (isso mesmo, diferente daqui, com o A no lugar do O), o de Brie, Mozzarella, Taleggio e Cebola Caramelada e um incomparável crepe de Camarões ao Curry. Deu água na boca? Então saiba que o preço médio de cada um é de R$ 15,00. Uma pechincha, não?

Para encerrar, outra dica: experimente os sucos de frutas. Existem diversas variedades desconhecidas por nós, e uma é mais gostosa que a outra. Dois sucos imperdíveis são os de guanábana e o de curuba. A primeira é uma espécie de pinha ou fruta do conde. A segunda não me lembrou nada parecido. Por fora parece um pepino, e por dentro um maracujá, porém mais doce. E ambas são deliciosas.

Restaurantes

Portón de San Sebastian
- Calle 2ª Santo Domingo, 3-63 F. 660 1672 Cidade Velha.

La Casa de Socorro - Calle Larga, 8B-112 F. 664 4658 Getsemani.

La Habani - Calle Santo Domingo, 31-88 Cidade Velha.

Crepes & Waffles - tem por toda a Colômbia, até mesmo no aeroporto de Bogotá.

Quem é o colunista: Marco Esteves, sempre o personagem de alguma crônica gourmet.

O que faz: É jornalista e redator publicitário.

Pecado gastronômico: quem nunca cometeu nenhum, que atire a primeira jaca.

Melhor lugar do Brasil: Depois que visitar todos, eu decido.

Fale com ele:
[email protected]

Atualizado em 7 Ago 2012.