Guia da Semana


Foto: Think Stock Photos

Em comemoração ao Dia do Turista (13 de agosto), o Guia da Semana preparou um roteiro especial de restaurantes espalhados pela cidade, pois São Paulo é uma metrópole conhecida por sua pluralidade, que tem o poder de reunir cozinhas de qualidade tanto regionais quanto internacionais. Escolha um dos estabelecimentos e bom passeio gastronômico!

Para começar, pare no restaurante D.O.M do renomado chef Alex Atala. Em 2011, a casa recebeu a 7ª colocação entre os 50 melhores restaurantes do mundo, segundo a revista Restaurant Magazine. Entre as sugestões do menu, destaque para o prato principal Confit de Pato com Purê de Cará. Como sobremesa, a Torta de Castanha-do-Pará com Uísque e Calda de Chocolate encerra a refeição.

Localizado na Alameda Santos, próximo à região da Avenida Paulista, o Baby Beef Rubaiyat oferece o menu à la carte especializado em carnes, com opções como o Baby Javali da Fazenda Rubaiyat e o bufê de comida mediterrânea, que abriga opções de pratos como a paella e camarões.

No Terraço Itália os turistas podem conferir a vista da cidade. Localizado no último andar do Edifício Itália, situado no centro da capital, o estabelecimento apresenta um cardápio refinado, com pratos como o Pato ao Molho de Castanha Portuguesa e Risoto de Abobrinha. O local é uma boa opção para os casais apaixonados.

Localizado na Rua Oscar Freire, coração dos Jardins, o General Prime Burger propõe um cardápio especializado em sanduíches. Entre as opções, a casa indica o Veggie, com hambúrguer composto por cereais e legumes. Para sobremesa, os comensais degustam a NY Cheese Cake, com calda de framboesa, chocolate ou manga. Além disso, o menu abriga opções especiais para os pequenos.

Para os amantes de comida portuguesa o restaurante A Bela Sintra é o local certo. Como opções de entrada, destaque para as Hebinhas, patas de caranguejo - cujo o nome é uma homenagem à apresentadora Hebe Camargo - e o Queijinho da Serra, que vem da Serra da Estrela, em Portugal. Entre as opções de prato principal, a casa oferece mais de 15 versões de pratos elaborados com o tradicional bacalhau.

Em Pinheiros, os turistas encontram o Jun Sakamoto, restaurante japonês que oferece as tradicionais iguarias como sushi, sashimi e temakis, além do Harumaki, espécie de rolinho recheado com confit de coxa de pato. Para harmonizar, a dica é o saquê.

A unidade Shopping Cidade Jardim do restaurante Pobre Juan é um lugar para quem quer degustar a gastronomia argentina olhando um dos cartões-postais da capital, a Ponte Estaiada. O bife de tira e o bife ancho figuram entre as sugestões de pratos principais, acompanhados por palmito pupunha assado. Para encerrar a refeição, a dica do menu é o Mil Hojas de Dulche de Leche.

Situado na cobertura do hotel Unique, referência arquitetônica da cidade, o restaurante Skye abriga, além da vista privilegiada para a área do Ibirapuera, Jardins, Itaim e região, um cardápio contemporâneo assinado pelo chef Emmanuel Bassoleil e inspirado nas cozinhas brasileira, francesa, italiana e japonesa.

Localizado dentro do requintado hotel Fasano, o piano-bar Baretto apresenta uma decoração assinada pelos arquitetos Isay Weinfield e Márcio Kogan. Enquanto os clientes acresciam atrações de shows de jazz e bossa nova, a casa indica drinques como o dry martini e o cosmopolitan.

A última parada é para aqueles que gostam das redondas. A pizzaria Bráz de Moema é uma homenagem aos imigrantes italianos de São Paulo. Para começar, o menu sugere a Cornicione Bráz, massa fininha coberta por sal e alecrim. Entre as pizzas, destaque para a
Castelões, mussarela coberta com fatias calabresa e a tradicional napolitana.

Atualizado em 7 Ago 2012.