Guia da Semana

Foto: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana

Reza a lenda que o mundo deve a descoberta do café a um pastor etíope de nome Kaldi, no ano de 850 d. C., que morava em Kaffa, região central da África (daí a provável origem do nome da bebida). Notando que as cabras, ao ingerirem os frutos vermelhos de certo arbusto, se tornavam mais vivas e dispostas, resolveu levar alguns grãos ao mosteiro local. Depois de relatar o que vira aos monges, o abade, com receio do poder dos frutos, ateou fogo naquele punhado de grãos que, depois de torrado, exalou um aroma delicioso.

Surpreso, mandou recolher o que sobrou, sugerindo que fosse feita uma infusão com os frutos queimados. Os monges saborearam a bebida, aprovaram e passaram a ingeri-la durante as orações e as longas sessões noturnas de meditação. Desse modo, surgiam as primeiras cafeterias, conhecidas como kaveh Kanes, que, na verdade, eram centros religiosos de reza e meditação.

Para celebrar o Dia do Café (24 de maio), o Guia da Semana ensina, abaixo, a preparar uma saborosa receite de bolo de capuccino, cedida pela doceria paulistana Day by Diet. A sobremesa, elaborada sem adição de açúcar, também pode ser encontrada à venda na loja.

***

Bolo Capuccino - (foto)
Rendimento: 10 a 12 porções de 100g
Valor Calórico por porção de 100g: 236 kcal

Ingredientes
Massa
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de café em pó
3 colheres (sopa) de adoçante culinário
1 colher (sopa) de amido de milho
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de fécula de batata
3 claras em neve
4 gemas peneiradas
Margarina para untar e farinha de trigo para polvilhar


Calda
100ml de refrigerante diet de coca adicionado de 1 colher (sobremesa) de rum

Recheios
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sobremesa) de cacau em pó
1 colher (sobremesa) de café em pó
1 a 2 colheres (sopa) de adoçante culinário
2/3 xícara (chá) de leite desnatado
1/3 xícara (chá) de creme de leite light


Decoração
100g de chocolate diet
100ml de creme de leite light
Grãos de café e folhas de hortelã


Modo de Preparo
Massa:
Em batedeira leve as claras para bater até ponto de neve. Junte as gemas às claras em neve. Acrescente o adoçante e desligue a batedeira.
Adicione o café, o amido de milho, a farinha de trigo, a fécula de batata e por último, o fermento peneirado. Misture delicadamente e reserve.
Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma redonda. Despeje a massa e leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por 25 minutos. Deixe esfriar e desenforme.


Recheio:
Em uma panela, junte o café, o cacau, o adoçante, o amido de milho; adicione o leite e misture até que dissolva. Leve para cozinhar em fogo brando, mexendo sempre até que engrosse. Deixe esfriar, acrescente o creme de leite, misture bem e leve para esfriar.

Cobertura:
Pique o chocolate. Aqueça o creme de leite, retire do fogo, junte o chocolate picado e misture até que o creme esteja liso e brilhante.

Montagem:
Corte o bolo horizontalmente em 3 partes. Sobre a primeira parte, pincele um pouco de calda e coloque o creme de chocolate com café. Coloque outra parte de bolo, umedeça com a calda e adicione o doce de leite diet. Coloque a última parte de massa e por cima a cobertura. Leve para gelar e decore com grãos de café e folhas de hortelã.

Foto e informações: Divulgação

Atualizado em 7 Ago 2012.